Pages

domingo, 11 de março de 2012

Resumo do dia

Céu limpo
Nevoeiro Matinal
Temperaturas: máx: 28,6ºC, min: 6,4ºC

Temperaturas sobem ainda mais a partir de quarta-feira

Praia de Carcavelos, neste domingo à hora de almoço,
foto de Rui Gaudêncio
 
 Quem confundia as temperaturas deste final de Inverno com uma Primavera agradável ou até com um Verão muito antecipado talvez fique ainda mais baralhado a partir da próxima quarta-feira. O Instituto de Meteorologia prevê uma subida de dois a quatro graus das temperaturas máximas para as regiões Norte e Centro do país. O que significa que a meio da semana as temperaturas poderão chegar perto dos 30 graus em algumas zonas do país.



Neste domingo, Alvega (25,9º C), Setúbal e Tomar (25,6º), Monção e Alcácer do Sal (25,4º) foram os locais mais quentes, com temperaturas a rondar os 25 graus. Na zona de Lisboa, onde o mercúrio subiu até aos 23,4 graus centígrados, houve muita gente a aproveitar as temperaturas mais altas do que o costume para o mês de Março para dar um pulo até à praia. Em Carcavelos, por exemplo, o areal apresentava um número de pessoas pouco habitual para uma época de Inverno.

A meteorologista Maria João Frade disse ao PÚBLICO que é de esperar um aumento da temperatura máxima “de dois a quatro graus” a partir do meio desta semana. A amplitude de temperaturas (diferença entre a mínima e a máxima) deverá assim crescer, porque nas mínimas não deverá haver alterações. E chuva? “Nem vê-la”, acrescenta a mesma meteorologista.

O tempo vai assim continuar seco e relativamente quente, no território continental, com o Algarve e o Nordeste transmontano a serem as excepções. Neste domingo, a máxima em Faro foi de 17,6 graus, menos oito graus que Monção (25,6), por exemplo, na outra ponta do país.

Com este cenário, pode-se esperar um agravamento da situação de seca.

PUBLICO

Serpa registou hoje a temperatura mais elevada de 2012

TEMPERATURA EM SERPA ÀS 17H

INCÊNDIOS ACTIVOS ÀS 16H10

FONTE: PROTECÇÃO CIVIL

TEMPERATURA EM SERPA ÀS 16H

NESTE MOMENTO EM SERPA:

TEMPERATURAS NO CENTRO E SUL ÀS 15H

Dados das estações meteorologistas registadas no wunderground

TEMPERATURA EM SERPA ÀS 15H

TEMPERATURAS NO CENTRO E SUL ÀS 14H30

Dados das estações meteorologistas registadas no wunderground

TEMPERATURA EM SERPA ÀS 14H

NÃO CHOVE EM SERPA HÁ:

SUL DE ESPANHA VAI APROXIMAR-SE DOS 30ºC NA PRÓXIMA SEMANA

PREVISÃO AGÊNCIA ESTATAL DE METEOROLOGIA ESPANHOLA PARA SEVILHA

Calor enche praias em Março

O calor anormal para a época que se faz sentir em Portugal continental, devido a um anticiclone que se formou a norte da Península Ibérica e está a afectar a temperatura, levou ontem muitas pessoas às praias. 
Maria do Carmo, de 18 anos, foi passar o dia à praia de Carcavelos, Cascais. "Não tenho o hábito de vir à praia nesta altura do ano, mas esta semana o calor esteve sempre a tentar-me, e acabei por vir", confessa.
Durante o dia de ontem, foram também muitas as famílias que aproveitaram o bom tempo para passear na praia. "Ao fim-de-semana vê-se sempre mais gente na praia, mas nota-se que com este calor há um acréscimo", conta Joana Freitas, 36 anos, que aproveitou o dia de aniversário para passar a manhã com o marido, Pedro Antunes, e o filho de três anos, Guilherme, numa praia da Costa da Caparica (Almada). "Este sol é bom porque ajuda a alegrar as pessoas e sempre é uma forma de esquecer alguns dos problemas da crise", comenta.
O movimento que o calor traz é muito apreciado pelos comerciantes dos bares. "Este sol tem sido óptimo para o negócio. Claro que a seca não dá jeito a ninguém, e não podemos estar contentes com ela, mas este sol é muito bom para o negócio", diz Pedro Santos, proprietário de um bar à beira da praia de Carcavelos. A opinião é partilhada por Miguel Inácio, dono de um bar situado numa praia da Costa da Caparica. "Estes bares são negócios de sol, e, como é lógico, com o sol que tem estado nos últimos dias temos tido mais clientes do que nos dias de frio e chuva", explica.
Os banhos fora da época balnear são uma preocupação partilhada por banhistas e nadadores--salvadores. Segundo os dados revelados em Outubro de 2011 pelo relatório da Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores, e referentes aos afogamentos registados em 2009, nesse ano foram contabilizados 31 afogamentos fora da época balnear.
O presidente da Federação, Alexandre Tadeia, deixa o apelo: "Quando não há vigilância numa praia, só há uma atitude segura - não tomar banho." Alexandre Tadeia afirma ainda que "não é possível dar conselhos às pessoas que querem ir ao mar nestas condições, porque sem vigilância não há segurança no mar".
CORREIO DA MANHÃ