Pages

sexta-feira, 16 de março de 2012

Calor regressa no final da próxima semana

A partir do final da próxima semana vai estabelecer-se em Portugal uma nova corrente de Leste/Sudeste que mais uma vez vai trazer até nós ar quente e seco vindo de África e vai fazer as temperaturas subirem de novo para valores muito acima dos 20ºC no Alentejo!

Resumo do dia

Períodos de céu muito nublado
Temperaturas: máx: 22,7ºC, min: 11,5ºC

Alentejo e Algarve são as regiões com menor percentagem de água no solo

A Figura  representa os valores em percentagem de água no solo, em relação à capacidade de 
água utilizável pelas plantas em 15 de março de 2012, onde se verifica que quase todo o 
território do Continente já apresenta valores inferiores a 50%, sendo mesmo inferior a 40% 
em quase toda a região Sul. 
FONTE: Instituto de Meteorologia 

ÚLTIMA HORA - ALENTEJO ESTÁ EM SECA EXTREMA

MAIS DE METADE DO CONTINENTE EM SECA EXTREMA
2012-03-16 (IM)

De acordo com o Observatório de Secas do Instituto de Meteorologia, a situação de seca meteorológica apresentava em 15 de março um agravamento face à situação registada no final de fevereiro, agora com mais de metade do território continental em situação de seca extrema (53%) e a parcela restante (47%) em seca severa, os dois níveis mais elevados de severidade deste episódio climático.


Também a percentagem de água no solo, que mede a capacidade de água utilizável pelas plantas, revela uma situação de escassez com valores inferiores a 50% em todo o território, havendo mesmo locais na região sul onde é inferior a 40%. 

Esta situação fica a dever-se à ausência de precipitação significativa em praticamente todo o território durante a primeira quinzena de Março, período em que se registaram em média 5,7 mm.

Para o final do mês de março, tendo em conta a previsão de longo prazo disponível para a precipitação que aponta para valores abaixo do normal para a época nesta quinzena, o Instituto de Meteorologia admite como mais provável um cenário de não desagravamento na severidade da seca meteorológica.


O Observatório de Secas do IM fará no final de março nova atualização desta informação.

NÃO CHOVE EM SERPA HÁ: