Pages

terça-feira, 17 de maio de 2011

Céu muito nublado com boas abertas durante o dia
Aguaceiro por vezes fortes e trovoadas durante a noite
Temperaturas: máx - 29,5ºC , min - 14ºC
Precipitação acumulada - 4mm


INSTABILIDADE EM PORTUGAL CONTINENTALChuva2011-05-17 (IM)
Uma depressão centrada na região da Madeira, com cerca de 1014 hPa, que se prolonga em altitude aos vários níveis da atmosfera, começou no dia de ontem a afectar as condições meteorológicas no continente, tendo-se registado precipitação forte, granizo e trovoadas na tarde do dia de ontem, em alguns locais das regiões Sul e Centro, nomeadamente no Alto Alentejo e em Lisboa.

Prevê-se que esta depressão se desloque lentamente para nordeste, afectando o estado do tempo no território do continente até Sábado, dia 21, prevendo-se aguaceiros, por vezes fortes e de granizo, acompanhados de trovoadas. Esta situação meteorológica será mais intensa até ao dia 19, em particular no dia 18 e início de 19, com maior probabilidade nas regiões do centro e sul.

Prevê-se que se comece a registar uma diminuição das condições de instabilidade ainda durante o dia 19, acentuando-se significativamente esta melhoria no dia 20, com quantidades menores de precipitação, a ocorrer sobretudo nas regiões do interior.

Neste tipo de situação meteorológica, as condições de instabilidade tendem a intensificar-se no período da tarde e início da noite, onde será mais frequente a precipitação intensa e a ocorrência de trovoadas.
Céu, geralmente, muito nublado
Aguaceiros e trovoada
Temperaturas: máx -30ºC, min - 14ºC

Céu pouco nublado, apresentado-se com períodos de muito nublado a partir da tarde
Aguaceiro fraco ao inicio da noite 
Temperaturas: máx - 30,5ºC, min - 18,ºC