Pages

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Resumo do dia

Períodos de céu muito nublado
Aguaceiros
Temperaturas: máx: 17,9ºC, min: 9,1ºC
Precipitação acumulada - 6,3mm 

Linha de instabilidade na zona de Beja

Uma linha de instabilidade está a provocar chuva forte na zona de Beja: 

CALOR PREVISTO PARA A PRÓXIMA SEMANA - ACTUALIZAÇÃO

PREVISÃO INSTITUTO DE METEOROLOGIA A 10 DIAS

TORNADO NA PENÍNSULA DE SETÚBAL


2012-05-02 (IM)
Pelas 12 horas locais (11 UTC), um tornado afetou uma área situada nas proximidades da lagoa de Albufeira, na Península de Setúbal. Pelas fotos disponíveis, que evidenciam danos em árvores e em propriedades (como vedações, viaturas e estruturas amovíveis), poder-se-á ter tratado de um tornado categorizável no nível EF0 ou (quando muito) EF1, segundo a escala de Fujita melhorada.
Este fenómeno foi originário de um aglomerado convectivo, embebido numa linha de instabilidade, que transportava na sua circulação ar polar marítimo modificado, caracterizado por algum conteúdo em água líquida e instabilidade localmente organizada. O radar Doppler de Coruche/Cruz do Leão identificou o aglomerado convectivo como uma supercélula, justamente sobre a referida área. Esta estrutura penetrou em terra pela região do Cabo Espichel, às 10:40 UTC, tendo afetado a área da Lagoa de Albufeira pelas 10:50 UTC e, sempre em deslocamento rápido para norte-nordeste, passado sobre a cidade do Barreiro pelas 11:20 UTC. Esta perturbação continuou a sua progressão, tendo mantido a caraterística supercelular até cerca das 11:50 UTC, instante em que se encontrava um pouco a Este de V. F. Xira.
Mantendo-se uma situação de forte instabilidade atmosférica, o IM sugere o acompanhamento das previsões e avisos através da sua Página.