Pages

sábado, 6 de outubro de 2012

Resumo do dia

Céu pouco nublado
Temperaturas: máx: 31,8ºC, min: 15,9ºC

Resumo do dia

Céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir da tarde
Temperaturas: 28,9ºC, min: 16,8ºC

PREVISÕES PARA AMANHÃ

Vejas as previsões para amanhã no canal Meteo@lentejo!
Prima o botão verde do comando MEO e marque 157007

Barragens vazias agravam a seca

Os níveis de armazenamento da água nas barragens continuam a descer drasticamente, prolongando a situação de seca no País. De acordo com o último relatório do Instituto da Água (INAG) referente a Setembro, verificou-se uma descida no volume armazenado em todas as bacias hidrográficas monitorizadas. A falta de chuva está a contribuir para que a quantidade de água existente se aproxime dos níveis de 2005, quando ocorreu a pior seca dos últimos 100 anos.

De acordo com o INAG, das 57 albufeiras monitorizadas, apenas uma apresenta uma disponibilidade hídrica superior a 80% do volume total. Trata-se da albufeira de Salamonde, no rio Cávado, que serve unicamente para produzir energia. Dezassete albufeiras têm disponibilidade inferior a 40% do volume total.


A situação mais grave ocorre na bacia do Arade (Algarve) com as duas albufeiras de irrigação abaixo dos 20%: Arade (16,6%) e Funcho (8,6%). Douro, Sado e Oeste apresentam uma quota de armazenamento abaixo dos 50%. De destacar ainda as oito bacias cujo volume de água é inferior à média dos últimos 20 anos: Douro, Cávado, Mondego, Tejo, Guadiana, Sado, Arade e Barlavento.
A situação deverá continuar a piorar, uma vez que as previsões do Instituto de Meteorologia apontam para a continuação do calor. A cidade mais quente deverá ser Coimbra, onde amanhã se esperam 30 graus centígrados. Castelo Branco, Évora e Leiria, deverão registar 29 graus.
CORREIO DA MANHÃ