Pages

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Chuva mais intensa está a atingir o litoral alentejano

Sonda perdida no espaço pode cair na Terra

Sonda deveria seguir para Marte mas ficou perdida na órbita terrestre

A Roscosmos, agência espacial russa, anunciou nesta terça-feira que a sonda Fobos-Grunt, que deveria seguir para Marte, está perdida na órbita terrestre e pode mesmo cair na Terra.

«Não recebemos informações da estação. Simplesmente não entendemos o que aconteceu», admitiu Vitaly Davydov, subdirector da agência, que ressalvou que a falta de dados não permite aos especialistas estabelecer as causas da conduta anómala da estação, noticia a agência EFE.

Davydov explicou que a sonda Fobos-Grunt poderá entrar nas camadas densas da atmosfera e cair na Terra entre o fim de Dezembro e Fevereiro de 2012.

«É interessante como se comportará (a estação), porque tem combustível a bordo. Se o combustível explodir, será de uma forma, e se não houver explosão, de outra», disse.

Por esse motivo, detalhou que não é possível dizer de antemão que tipo de fragmentos da Fobos-Grunt alcançarão a superfície terrestre.

Segundo o subdirector da Roscomos, o que chegará até ao solo, sem dúvida nenhuma, é a cápsula da Fobos-Grunt, que devia trazer 200 gramas de amostras do solo da lua marciana. 

Acrescentou que, de qualquer maneira, a Roscosmos poderá informar as coordenadas da região onde cairão os fragmentos da estação, somente com 24 horas de antecedência.

TVI24

PARECE QUE É AGORA QUE VAI CHOVER EM SERPA!

ÚLTIMA HORA - SISMO CASCAIS

O Instituto de Meteorologia informa que no dia 22-11-2011 pelas

10:35 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do 

Continente, um sismo de magnitude

 3.2 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 50 km a

 Oeste-Sudoeste de Cascais.


Até à elaboração deste comunicado não foi recebida nenhuma

 informação confirmando que este sismo 

tenha sido sentido.


Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.

SOL DE MUITA DURA..

A partir de amanhã estaremos sob influência de um centro de altas pressões que nos trará dias de céu pouco nublado ou limpo e temperaturas máximas na ordem dos 20ºC.
Este cenário irá manter-se pelo menos até ao final do mês!
A seguinte imagem mostra o Anticiclone (H) sobre Portugal:

QUE PERFEITA DEPRESSÃO!

Na seguinte imagem de satélite vemos a depressão que está a afectar Portugal com um perfeito movimento ciclónico, ou seja no sentido contrário aos ponteiros do relógio!

IMPRESSIONANTE - CHUVA DISSIPA-SE ANTES DE CHEGAR AO DISTRITO DE BEJA

A chuva que atingiu o Distrito de Portalegre e parte do distrito de Évora , e que se dirigia para Beja acabou por se dissipar antes de cá chegar, o que já vem sendo hábito.
Na imagem da esquerda (8horas) via-se a chuva a dirigir-se para sul e na imagem da direita (8h30) vê-mos que a chuva se foi dissipando....

A chuva está a chagar ao Baixo Alentejo

Uma depressão que se dirige para sul, e que já atingiu aos Distritos de Portalegre e Évora, deverá chegar ao Baixo Alentejo nas próximas horas provocando aguaceiros.

Resumo do dia

Céu pouco nublado,tornando-se gradualmente muito nublado
Temperaturas. máx - 20,2ºC, min - 8,0ºC