Pages

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Sonda perdida no espaço pode cair na Terra

Sonda deveria seguir para Marte mas ficou perdida na órbita terrestre

A Roscosmos, agência espacial russa, anunciou nesta terça-feira que a sonda Fobos-Grunt, que deveria seguir para Marte, está perdida na órbita terrestre e pode mesmo cair na Terra.

«Não recebemos informações da estação. Simplesmente não entendemos o que aconteceu», admitiu Vitaly Davydov, subdirector da agência, que ressalvou que a falta de dados não permite aos especialistas estabelecer as causas da conduta anómala da estação, noticia a agência EFE.

Davydov explicou que a sonda Fobos-Grunt poderá entrar nas camadas densas da atmosfera e cair na Terra entre o fim de Dezembro e Fevereiro de 2012.

«É interessante como se comportará (a estação), porque tem combustível a bordo. Se o combustível explodir, será de uma forma, e se não houver explosão, de outra», disse.

Por esse motivo, detalhou que não é possível dizer de antemão que tipo de fragmentos da Fobos-Grunt alcançarão a superfície terrestre.

Segundo o subdirector da Roscomos, o que chegará até ao solo, sem dúvida nenhuma, é a cápsula da Fobos-Grunt, que devia trazer 200 gramas de amostras do solo da lua marciana. 

Acrescentou que, de qualquer maneira, a Roscosmos poderá informar as coordenadas da região onde cairão os fragmentos da estação, somente com 24 horas de antecedência.

TVI24

Sem comentários:

Enviar um comentário