Pages

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

DEZEMBRO DE 2011 MUITO SECO NO TERRITÓRIO DO CONTINENTE


frio2012-01-06 (IM)
O mês de dezembro de 2011 registou um valor total de precipitação muito inferior ao valor normal 1971-2000, cerca de 30% do valor médio total de precipitação no continente, que corresponde a uma anomalia negativa significativa de -102.8mm, embora valores similares tenham ocorrido nos últimos 20 anos.

Em resultado destes níveis de precipitação o mês classifica-se como seco a muito seco, sendo extremamente seco na região do Sul, estando quase todo o território do continente na situação de seca meteorológica.

Em relação aos valores da temperatura do ar destaca-se o valor médio da temperatura mínima, inferior ao valor normal (1971-2000) em -1.45ºC, sendo o 9º mês de dezembro consecutivo com anomalias negativas da temperatura mínima do ar.

Durante o mês e em particular entre os dias 25 e 31, verificaram-se valores de temperatura mínima inferior a 0ºC essencialmente nas regiões do interior e em particular no nordeste do território.

O valor médio da temperatura média do ar também foi inferior ao normal em -0.71ºC e o valor médio da temperatura máxima foi próximo do normal, +0.03ºC.

A localização permanente de um anticiclone na Europa Central ou a oeste da Península Ibérica foi responsável por este dezembro seco e frio.

NÃO CHOVE EM SERPA HÁ:

Lá se foi a chuva outra vez...

Depois de alguns modelos meteorológicos começarem a prever chuva para dia 15, eis que a actualização destas previsões retirou toda a chuva prevista e provê mais do mesmo, sol e mais sol.
SITUAÇÃO EM ACOMPANHAMENTO

CHUVA PODE REGRESSAR AO ALENTEJO DIA 15

Depois de vários dias a prever sol, sol e mais sol, parece que se começa a ver a luz ao fundo do túnel.
De acordo com os modelos meteorológico dia 15 de Janeiro a chuva poderá regressar ao Alentejo!

Resumo do dia

Céu limpo
Temperaturas: máx - 20ºC, min - 5,9ºC