Pages

quinta-feira, 17 de março de 2011


CÉU GERALMENTE MUITO NUBLADO
TEMPERATURAS: MÁX - 21,2ºC , MIN - 11ºC
RESPOSTA Á PERGUNTA DO DIA

Não há diferenças significativas entre tempestade e temporal. Vulgarmente usa-se o termo tempestade associado a fenómenos verificados no oceano mas, não é correcta esta afirmação. Uma tempestade ou um temporal são acontecimentos meteorológicos de grau severo ou adverso.

São marcados por ventos fortes e com rajadas muito fortes, trovoadas e precipitação forte (geralmente de chuva, ou granizo ou de neve, recebendo este último caso o nome de nevão). Estes acontecimentos severos são particularmente destrutivos, quer para os humanos quer para o ambiente natural
.

A PARTIR DE AMANHÃ PREVÊEM-DE TEMPERATURAS  BASTANTE ELEVADAS EM SERPA , ONDE NO SÁBADO SE PODEM MESMO ATINGIR OS      30ºC.

Satélite vai estar mais perto da Terra

Lua cheia de sábado será a maior em 18 anos

A lua cheia do próximo sábado será a maior das últimas duas décadas. A lua vai parecer invulgarmente maior porque vai ficar tão próxima da Terra como não acontecia há 18 anos, explicou à Lusa Rui Jorge Agostinho, director do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).
    O fenómeno de aproximação da lua à Terra é designado perigeu (oposto ao apogeu, quando está mais afastada), explica-se por a órbita deste satélite não ser circular, mas elíptica, e não é invulgar, acontecendo todos os anos.
    O que acontece de extraordinário este ano é explicado pelo astrónomo: "A forma da elipse, a excentricidade da elipse, varia periodicamente, às vezes é mais alongada, outras mais curta. Alguns dos perigeus que ocorrem sucessivamente são mais próximos do que outros".
    "A coincidência é haver um perigeu desses muito próximos e que também coincide com a lua cheia, e isso dá uma lua maior do que o habitual", acrescentou.
    Nelma Silva, do núcleo de divulgação do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, especificou que este perigeu vai fazer com que a lua esteja a cerca de 356 mil quilómetros da Terra, enquanto que em média está à volta dos 360 mil quilómetros de distância.
    CORREIO DA MANHÃ

    CÉU MUITO NUBLADO, DIMINUINDO DE NEBULOSIDADE A PARTIR DA TARDE
    TEMPERATURAS: MÁX - 20ºC , MIN - 11ºC