Pages

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Resumo do dia

Céu pouco nublado, tornando-se muito nublado a partir da tarde
Nevoeiro matinal
Chuvisco ao início da noite
Temperaturas: máx - 20,1ºC min - 4,6ºC

VEM AÍ O FRIO - PREVISÃO IM PORTALEGRE

VEM AÍ O FRIO - PREVISÃO IM ÉVORA

VEM AÍ O FRIO - PREVISÃO IM BEJA

Serpa (Estação meteorológica Meteo@lentejo) no mapa das estações meteorológicas do site Wunderground

Ainda podemos ter chuvisco esta tarde/noite

A passagem de uma superfície frontal de fraca actividade está a provocar alguns chuviscos na região centro e ao que parece está a dirigir-se para o Alentejo, esperemos que ainda chegue cá e nos deixe algumas pinguinhas!

2011 O 6º ANO MAIS QUENTE DOS ÚLTIMOS 80 ANOS



2012-01-26 (IM)
O Instituto de Meteorologia editou agora o Boletim Climatológico de 2011, o qual para além da informação tradicionalmente apresentada em Boletins anteriores, inclui informação complementar com aspetos inovadores, particularmente ao nível do apuramento anual e mensal do número de dias com valores significativos e de extremos absolutos de vários parâmetros meteorológicos: precipitação, temperatura, vento, ondas de calor e de frio, e ainda informação sobre o número de dias de geada, nevoeiro e trovoada.
Neste Boletim confirma-se a informação já veiculada no final do mês de Dezembro, através de relatório preliminar, de que 2011 foi o 6º ano mais quente desde 1931 no continente, com o valor da temperatura média do ar de 16ºC, tendo mesmo registado o maior valor médio da temperatura máxima anual (21,36ºC) dos últimos 80 anos.
Em termos de totais de precipitação média no continente, o ano de 2011 registou um valor inferior ao valor normal de 1971-2000, com uma anomalia de -136,6mm, destacando-se os meses de novembro e dezembro com anomalias de +48,9mm e -102,8mm, respetivamente.
Nos Arquipélagos da Madeira e dos Açores os valores médios da temperatura do ar foram superiores ao valor médio do período 1971-2000.
Quanto ao total de precipitação anual, no arquipélago dos Açores os valores foram inferiores ao normal, exceto na Horta onde foi muito superior. Quanto à Madeira, os valores foram inferiores ao normal no Funchal e muito superiores em Porto Santo, cerca de 170% em relação ao valor normal.

SÁBADO E DOMINGO À NOITE - Temperaturas em Serpa actualizadas hora-a-hora

TEMPERATURAS MÍNIMAS PREVISTAS PARA SERPA A PARTIR DE DOMINGO

As nuvens estão a chegar