Pages

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Resumo do dia

Céu limpo
Temperaturas: máx: 14,9ºC, min: 1,9ºC

O 7ª JANEIRO MAIS SECO DOS ÚLTIMOS 81 ANOS

JANEIRO MUITO SECO AGRAVA SITUAÇÃO DE SECA METEOROLÓGICA
2012-02-09 (IM)
Os valores de precipitação registados no mês de janeiro no continente foram muito inferiores aos respetivos valores normais (1971-2000), com um total mensal de 20.4mm, (17% do valor normal) que se traduz numa anomalia de -96.9mm e que corresponde ao 7º menor valor registado de precipitação desde 1931 (o menor valor foi de 2.8mm em 1935).

Em resultado destes níveis de precipitação o mês classifica-se como muito seco a extremamente seco.

Os baixos valores de precipitação registados resultam da localização do anticiclone dos Açores que, estendendo-se em crista para o território continental, vem impedindo que este seja influenciado normalmente por superfícies frontais, responsáveis pela precipitação nesta época do ano.  

Desta forma a situação de seca meteorológica intensificou-se em todo o território do continente, pelo que de acordo com o Observatório de seca do IM, a percentagem do território em situação de seca meteorológica, apresenta a seguinte distribuição: 11% em seca severa, 76% em seca moderada e 13% em seca fraca.

Relativamente aos valores da temperatura do ar, destaca-se que o valor médio da temperatura mínima do ar foi inferior ao valor normal (1971-2000) em -1.56ºC.

Durante o mês ocorreram valores de temperatura mínima inferiores a 0ºC, verificando-se que o número de dias com estas condições foi maior nas regiões do interior Norte e Centro, destacando-se a estação meteorológica de Bragança que registou 28 dias de temperatura mínima inferior ou igual a 0ºC.

NÃO CHOVE EM SERPA HÁ:

TEMPERATURA MÍNIMA REGISTADA HOJE EM SERPA

Frio coloca três distritos sob aviso laranja

 Em causa, persistência de valores baixos de temperatura mínima
Os distritos de Portalegre, Évora e Beja estão, desde as 08:00, desta quinta-feira, sob aviso laranja, por causa da persistência de valores baixos da temperatura mínima, informou o Instituto de Meteorologia (IM).

Este aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, que chama a atenção para «uma situação meteorológica de risco moderado a elevado», vai manter-se até às 11:59 de sexta-feira.

Os restantes distritos continuam sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, que significa «risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica», situação que também vai manter-se até às 11:59 de sexta-feira.

Para esta quinta-feira, o IM prevê temperaturas mínimas entre os -7ºC em Bragança e os 3º em Lisboa e Faro, enquanto as máximas devem oscilar entre os 14ºC em Faro e os 4º na Guarda. O IM prevê assim, no continente, continuação de tempo frio, com céu geralmente limpo, acentuado arrefecimento nocturno e formação de geada, que poderá ser geada negra.

Na sexta-feira, as temperaturas mínimas vão manter-se entre -7ºC em Bragança e os 3ºC em Lisboa e Faro e as máximas entre os 15º em Braga, Castelo Branco, Leiria, Lisboa e Faro e os 6ºC na Guarda.

O tempo frio e seco vai continuar no continente pelo menos até 15 de Fevereiro, devido a uma massa de ar frio transportada na circulação de um anticiclone localizado na região da Escandinávia, adiantou Ricardo Tavares.

tvi24.pt

ÚLTIMA HORA - ALENTEJO EM ALERTA LARANJA

Os distritos de Portalegre, Évora e Beja estão em aviso laranja devido ao frio!