Pages

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Céu pouco nublado
Temperaturas: máx - 36,2ºC, min - 19,6ºC
METEOGALICIA PREVÊ SUBIDA DA TEMPERATURA A PARTIR DO PRÓXIMO FIM-DE-SEMANA

"A partir do venres e tralo paso da fronte continuará o predominio das altas presións, cuxo centro moverase durante este período polo norte da península Ibérica. Esta situación deixaranos con maior probabilidade un tempo seco e soleado en xeral, pero con intervalos de nubes no terzo norte a lo menos durante os primeiros días, especialmente no litoral, onde máis alta será a probabilidade de ver algunha chuvia feble. As temperaturas recuperaríanse a partir da fin de semana."

O Instituto de Meteorologia informa que no dia 03-10-2011 pelas 21:00 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores, um sismo de magnitude 2.8 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 8 km a Sul de Faial da Terra (S. Miguel).

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) na Vila da Povoação na Ilha de São Miguel, este sismo foi ainda sentido com intensidade máxima III na Ribeira Quente.

Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.

Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação através da página do IM na Internet (www.meteo.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros (www.srpcba.pt).

O INFINITO VERÃO

ONDA DE CALOR EM PORTUGAL CONTINENTALonda de calor2011-10-03 (IM)
O estado do tempo em Portugal continental está a ser influenciado por um anticiclone localizado a Noroeste da Península Ibérica estendendo-se em crista em direcção ao Mediterrâneo ocidental e dando origem a uma situação de tempo quente e seco com a predominância de uma corrente de leste, situação que se irá manter até dia 5.
A partir de dia 6 prevê-se uma pequena descida da temperatura máxima no litoral oeste, onde o vento soprará de Noroeste, descida esta que se estenderá a todo o território no dia 7.
Esta situação de persistência de tempo quente originou a entrada em onda de calor  das estações de Braga, com 6 dias e Alcácer do Sal e Alvega com 7 dias.
Com a continuação do tempo quente prevê-se que amanhã  se encontre  em onda de calor praticamente todo o interior de Portugal continental.


Incêndios em outubro batem

 recordes



Há 5 anos que não havia tantos incêndios em

 outubro. Em 3 dias já houve quase 300 

fogos. O número de ocorrências está

 relacionado com as temperaturas altas. O

 ministério da Administração Interna

 garante que vai analisar a situação no

 sentido de rever o Dispositivo de Combate.

       RTP

Nuvens altas estão de volta!

Imagem Satelite