Pages

sábado, 10 de novembro de 2012

Resumo do dia

Períodos de céu muito nublado
Aguaceiros
Temperaturas: máx: 19,1ºC min: 9,9ºC
Precipitação acumulada - 0,6mm

Nova depressão pode chegar a Portugal quinta-feira

A partir de quinta-feira prevê-se que uma nova depressão se aproxime de Portugal e nos traga novamente chuva!

Resumo do dia

Períodos de céu muito nublado
Aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada
Temperaturas: 17,8ºC, min: 10,9ºC
Precipitação acumulada - 4,8mm

Seca severa acabou em Portugal a 31 de Outubro

A 31 de Outubro 74% do país estava em seca fraca, segundo o Instituto de Meteorologia
É oficial: a seca severa em Portugal acabou e a maior parte do território entrou agora na categoria de seca fraca. O boletim climatológico de Outubro ainda não foi ainda divulgado, mas fonte do Instituto de Meteorologia (IM) explicou ao i que no fim daquele mês já nenhuma percentagem do território nacional se encontrava em seca grave.
Com base nos dados recolhidos pelo IM até 31 de Outubro é possível concluir que 74% do território se encontra na categoria de seca fraca e 6% em seca moderada. A tendência aliás é que, com as chuvas de Novembro, o nível de seca diminua gradualmente no decorrer deste mês: “A precipitação das últimas semanas aponta para cenários delineados de diminuição da seca”, conta a mesma fonte.
Desde Setembro que a seca vem gradualmente desaparecendo. Se naquele mês ainda 15% do país se encontrava em seca severa, actualmente essa percentagem é nula. As chuvas já tinham feito desaparecer o nível de seca extrema que em Agosto atingia 33% do país. O que predomina agora é a seca fraca, que de um mês para outro passou de 19% para 74%. No entanto, ainda há 6% do território nacional em seca moderada, mas o salto foi enorme se se tiver em conta que em Setembro essa categoria se aplicava a 65% do Continente.
As bacias hidrográficas reflectem, por outro lado, que o país se encontra em seca moderada, segundo o índice de precipitação dos últimos 12 meses. As excepções, segundo o Instituto de Meteorologia, estão nas bacias do Cávado e Ave, Leça, Sado e ainda ribeiras do Oeste, que reflectem níveis de seca fraca.
Os dados do instituto não reflectem ainda as chuvas de Novembro, que já causaram inundações na Grande Lisboa, no início da semana, e também 20 desalojados em Loulé na madrugada de quinta-feira.

Fonte: I ONLINE