Pages

quarta-feira, 6 de julho de 2011


SISMO NOVA ZELÂNDIA - actualização

Alerta de tsunami cancelado na Nova Zelândia

UM SISMO DE MAGNITUDE 7,8 ABALOU AS ILHAS DA NOVA ZELÂNDIA.
É POSSÍVEL QUE OCORRA UM TSUNAMI.
MAIS PORMENORES AO LONGO DA NOITE 

Os últimos modelos continuam a adiar as temperaturas superiores a 35ºC, desta vez para dia 14 de Julho.

Amanhã estamos de volta para actualizar estas previsões....

Porque o Alentejo sem 40ºC não tem graça nenhuma.
Céu limpo
Temperaturas: máx - 32,5ºC, min - 17,9ºC

"Parede" de areia bloqueia Phoenix

13h38m

Uma excepcional tempestade de areia transformou o dia em noite, em Phoenix, nos EUA. A "parede", de cerca de 100 quilómetros de largura, deslocava-se a 96 km/hora. Veja o vídeo.
O Instituto de Meteorologia norte-americano reportou a previsão de uma "tempestade de areia muito importante, histórica" se abater sobre a região de Phoenix, sem avançar pormenores.
A nuvem tinha 96 quilómetros de largura e foi impulsionada por ventos de cerca de 96 km/hora, relata a cadeia de televisão ABC 15, sustentando que o dia passou a noite com a presença da "parede" de areia.
                                                                              

Até ao momento, não há registo de vítimas ou danos materiais significativos em habitações ou infra-estruturas industriais, à parte de algumas quedas de postes eléctricos.
Os Estados Unidos estão a enfrentar tempestades de grande violência. A temporada dos tornados foi a mais mortal dos últimos 60 anos e as inundações no Mississipi atingiram níveis quase bíblicos.


JN
É A REVIRAVOLTA TOTAL!!!!!!!

ENQUANTO OS MODELOS ONTEM PREVIAM PARA A PRÓXIMA SEMANA TEMPERATURAS DE 35ºC, HOJE JÁ PREVÊEM TEMPERATURAS DE 27ºC !!!!!?????????
ONDA ESTÁ O VERÃO?????
SE ESTAS PREVISÕES SE CONCRETIZASSEM ERA O REGRESSO DOS 40ºC AO ALENTEJO

A melhor previsão meteorológica!



HOJE À NOITE A PROCURA CONTINUA

Seca prolongada na África oriental



Com a próxima época das chuvas a 3 meses e depois de duas épocas consecutivas falhadas, a seca prolonga-se e as populações da África oriental estão a um passo de uma situação catastrófica.
As duas últimas épocas de chuva falharam implicando uma seca que se prolonga e que intensifica os elevedos impactos na África oriental, afectanto regiões do Quénia, da Etiópia, do Djibouti e da Somália, e cerca de 10 milhões de pessoas. As populações afectadas encontram-se particularmente vulneráveis após anos de guerra e um clima imprevisível.

As Nações Unidas consideram que as populações afectadas em estado pré-faminto e a um pequeno passo da catástrofe, numa situação que é, reconhecidamente, consequência das Alterações Climáticas. O mais recente relatório do IPCC sugere que esta região poderá vir a tornar-se mais húmida, mas é contraditório com os estudos académicos que indicam um agravamento da seca. As organizações que actuam no terreno, observam que o clima é cada vez mais errático e de extremos. Os efeitos da seca complicam-se ao tratar-se de uma população que se encontra desestruturada por anos de conflitos que datam desde os tempos do império britânico; por acções de potências mundiais em torno de interesses na região pelo acesso ao Mar Vermelho, pelo petróleo e pelos minerais; e por marginalização étnica a partir dos governos centrais.


Fonte: Guardian
Céu limpo
Temperaturas: máx - 32ºC , min - 18ºC