Pages

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Céu limpo
Temperaturas: máx - 31,5ºC, min - 14,3ºC


Diz a letra "casas singelas de branco caiadas" , mas afinal porque sã as casa caídas de branco no Alentejo?
Tradição?
Ciência?
Sabedoria popular? 
Ou as três? 

Como sabem o Alentejo é conhecido pelas suas temperaturas elevadas no Verão , ultrapassando muitas vezes os 40ºC (pelo menos antes era assim, mas como está tudo a mudar...) e como tal as casas são caiadas de branco, pois o branco é uma cor que reflecte a radiação solar, impedindo assim as casas de aquecerem tanto.


No entanto nós hoje sabemos que assim é porque estudámos e porque a ciência chegou a essa conclusão, mas à muitos anos atrás certamente ainda não se ouvia falar em fenómenos como reflexão, radiação e o certo é que as pessoas de antigamente sem  nunca ouvirem falar nestes termos sabiam que ao caiar as casas de branco estas não aqueciam tanto e isto é que de louvar!

É caso para dizer que a ciência pode saber muita coisa , mas sem sabedoria nada seria possível!

Parece que vai ser mesmo a partir de quarta-feira que as temperaturas se vão aproximar dos 40ºC!
Amanhã estamos de volta para actualizar estas previsões....

...Porque o Alentejo sem 40ºC não tem graça nenhuma.



JUNHO SECO E COM TEMPERATURAS ACIMA DE 40ºC
Calor2011-07-08 (IM)

No mês de junho, Portugal Continental registou durante um período de 25 a 27 de junho valores muito altos da temperatura máxima do ar. Foram os dias mais quentes de 2011 (até 30 de junho).

Os dias com temperatura máxima superior ou igual a 35ºC (dias muito quentes), ocorreram essencialmente no período de 25 a 27 de junho, embora na Amareleja se tenha registado um período mais prolongado. Valores superiores a 40ºC ocorreram em algumas regiões, em particular no interior, onde se registou o valor mais alto, em Pinhão, com 41.3ºC.

No continente, os valores médios da temperatura máxima e média do ar foram superiores aos valores normais 1971-2000, com anomalias de +1.57ºC e +0.60ºC, respetivamente, enquanto que o valor médio da temperatura mínima, foi inferior ao valor normal, com uma anomalia de -0.37ºC, sendo o valor mais baixo registado nos últimos 19 anos.

O valor da quantidade de precipitação no continente, registada em junho, foi de 6.0mm, valor muito inferior ao da normal 1971-2000 (32.2mm). O mês classifica-se como seco a extremamente seco em quase todo o território, exceto nalguns locais do interior do Alentejo onde foi chuvoso devido à ocorrência de aguaceiros muito localizados.           
DEPOIS DE UM VERÃO ANTECIPADO , TEMOS AGORA UMA PRIMAVERA ATRASADA!
Céu limpo
Temperaturas: máx - 30ºC, min - 14ºC