Pages

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Céu pouco nublado
Temperaturas: máx - 23,6ºC , min - 10,7ºC

RESPOSTA Á PERGUNTA DO DIA

RESPOSTA DE as4estacoesdoano disse...




Na meteorologia existe uma diferença entre o tempo e o clima. O tempo é o estado físico das condições atmosférica em um determinado momento e local. Isto é, a influência do estado físico da atmosfera sobre a vida e as atividades do homem. O clima é o estudo médio do tempo para o determinado período ou mês em uma certa localidade. Também, se refere às características da atmosfera inseridas das observações contínuas durante um certo período. O clima abrange maior número de dados e eventos possíveis das condições de tempo para uma determinada localidade ou região. Inclui considerações sobre os desvios em relação às médias, variabilidade climática, condições extremas e freqüências de eventos que ocorrem em determinada condição do tempo.

A PERGUNTA DO DIA VOLTA QUINTA
A PERGUNTA DO DIA AINDA ESTÁ A DECORRER
Qual a diferença entre Tempo e Clima?


NORMAIS CLIMATOLÓGICAS
Chama-se normal climatológica de um elemento climático em um local o valor médio correspondente a um número de anos suficiente para se poder admitir que ele representa o valor predominante daquele elemento no local considerado.
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) fixou para este fim 30 anos começando no primeiro ano de cada década (1901-30, ..., 1931-1960, 1941-1970, ..., 1961-1990, 1971-2000).

Os apuramentos estatísticos referentes a estes intervalos são geralmente designados por Normais Climatológicas (sendo, nomeadamente as normais de 1931-1960 e 1961-1990 consideradas as normais de referência).

As Fichas Climatológicas disponíveis no Instituto de Meteorologia, I.P., fornecem, para a estação climatológica seleccionada, os valores mensais e os valores anuais de alguns dos principais parâmetros climáticos sob a forma de gráficos e Tabela: valores médios da temperatura máxima e mínima do ar; precipitação; insolação; vento; valores extremos da temperatura máxima e mínima do ar.
NORMAIS CLIMATOLÓGICAS 71-00 - BEJA
Estação: sinóptica; Número: 562. Localização: Lat.: 38º01’N; Lon.: 07º52’W; Alt.: 246m. Período de funcionamento: 01-01-1863 até à data.

PRECIPITAÇÃO 
TEMPERATURAS


NORMAIS CLIMATOLÓGICAS 71-00
Os valores médios que caracterizam o clima de um dado local, dependem do intervalo de tempo utilizado e não apresentam os mesmos resultados quando se compara um ano com um decénio, ou com um século. Por outro lado, é importante dispôr de séries longas de dados para se estudar as variações e as tendências do clima. O Instituto de Meteorologia, I.P., dispõe de séries de dados meteorológicos, cujas primeiras observações remontam a 1865.
Conforme convencionado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) o clima é caracterizado pelos valores médios dos vários elementos climáticos num período de 30 anos, designando-se valor normal de um elemento climático o valor médio correspondente a um número de anos suficientemente longo para se admitir que ele representa o valor predominante daquele elemento no local considerado. Segundo a OMM designam-se por normais climatológicas os apuramentos estatísticos em períodos de 30 anos, que começam no primeiro ano de cada década (1901-30, 1931-1960, ..., 1961-1990...). Estas são as normais de referência, embora se possam calcular e utilizar normais climatológicas nos períodos intercalares, por exemplo, 1951-80, 1971-2000.Koppen_Portugal_w
Nesta área do site disponibiliza-se informação referente às normais climatológicas de 21 estações integradas na rede do Instituto de Meteorologia, I.P., para o período 1971-2000, designadamente valores mensais e anuais dos principais elementos climáticos na forma gráfica e numérica. São igualmente apresentados os valores médios da temperatura máxima e mínima do ar e os totais de precipitação, assim como os respectivos valores extremos
Os resultados das normais climatológicas 1971-2000, as últimas disponíveis, permitem também identificar os diferentes tipos de clima, tendo-se utilizado para Portugal Continental a classificação de Köppen-Geiger, que corresponde à última revisão de Köppen em 1936. Os resultados obtidos pela cartografia para esta classificação climática, permitem confirmar que na maior parte doterritório Continental o clima é Temperado, do Tipo C, verificando-se o Subtipo Cs (Clima temperado com Verão seco) e as seguintes variedades:
 - Csa, clima temperado com Verão quente e seco nas regiões interiores do vale do Douro (parte do distrito de Bragança), assim como nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela (excepto no litoral oeste do Alentejo e Algarve).
 - Csb,clima temperado com Verão seco e suave, em quase todas as regiões a Norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e nas regiões do litoral oeste do Alentejo e Algarve.
Numa pequena região do Baixo Alentejo, no distrito de Beja, encontra-se Clima Árido – Tipo B, Subtipo BS (clima de estepe), variedade BSk (clima de estepe fria da latitude média).
Em relação ao Arquipélago da Madeira e Açores de acordo com a classificação de Koppen original, verifica-se que:
  • Madeira é do tipo Csa, clima temperado com Verão quente e seco;
  • Açores o Grupo Oriental é do tipo Csb clima temperado com Verão seco e suave no Grupo Oriental e nos Grupos Central e Ocidental é do tipo Cfb, ou seja, Clima oceânico, também por vezes chamado clima temperado marítimo, é um clima temperado húmido com Verão temperado e que ocorre em regiões afastadas das grandes massas continentais.
I
IM DISPONIBILIZA INFORMAÇÃO CLIMÁTICANormais2011-02-22 (IM)
No prosseguimento de uma política de maior acessibilidade aos dados de que dispõe, o Instituto de Meteorologia, I.P. disponibiliza a partir de hoje informação referente às normais climatológicas, para o período 1971-2000, de 21 das estações integradas na sua rede. 

Conforme convencionado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) o clima é caracterizado pelos valores médios dos vários elementos climáticos num período de 30 anos, sendo que estes apuramentos estatísticos começam no primeiro ano de cada década (1901-30, 1931-1960,..., 1961-1990...). Sendo estas as normais de referência, podem também calcular-se e utilizar-se normais climatológicas nos períodos intercalares, por exemplo 1951-80, 1971-2000.


Com estes valores médios pretende-se apresentar a caracterização do clima de um dado local, num dado intervalo de tempo, sendo importante dispor de séries longas de dados para se estudar as variações e as tendências do clima em cada local ou região. Em Portugal, o Instituto de Meteorologia, I.P. dispõe de séries de dados meteorológicos cujas primeiras observações remontam a 1865.

A informação agora disponibilizada inclui valores mensais e anuais dos principais elementos climáticos na forma gráfica e numérica, bem como informação relativa aos valores médios da temperatura máxima e mínima do ar e os totais de precipitação, assim como os respectivos valores extremos.
E CONTINUAM AS ALTAS PRESSÕES ...




Qual a diferença entre Tempo e Clima?

VÍDEO DE SERPA

FEIRA DO QUEIJO 2010


Céu pouco nublado
Temperaturas: máx - 24ºC , min - 11ºC