Pages

terça-feira, 22 de março de 2011


PERÍODOS DE CÉU MUITO NUBLADO , APRESENTANDO-SE MUITO NUBLADO A PARTIR DA TARDE E ATÉ AO INÍCIO DA MANHÃ.
AGUACEIROS ATÉ AO INÍCIO DA MANHÃ E DURANTE  A TARDE.
TROVOADA DURANTE A NOITE.
TEMPERATURAS: MÁX - 23,3ºC , MIN - 11,9ºC
PRECIPITAÇÃO ACUMULADA - 2 MM 

INVERNO COM FENÓMENOS EXTREMOS NO CONTINENTENeve2011-03-22 (IM)
O Inverno de 2010/11 (Dezembro, Janeiro e Fevereiro) foi caracterizado pela ocorrência de fenómenos extremos: um tornado que atingiu os concelhos de Torres Novas, Tomar, Ferreira do Zêzere e Sertã, em Dezembro; episódios de neve, nas regiões do Norte e Centro; duas ondas de frio (em Janeiro e Fevereiro); chuva forte com ocorrência de queda de granizo, em Dezembro e Fevereiro; e vento forte, em Fevereiro.

O valor total da quantidade de precipitação foi de 394.0 mm, superior ao valor normal 1971 – 2000 (352.5 mm). O Inverno classificou-se como normal a chuvoso, em quase todo o território do Continente, sendo muito chuvoso na região de Lisboa e no barlavento Algarvio.

O valor médio da temperatura máxima, média e mínima foi ligeiramente inferior aos respectivos valores normais 1971 – 2000, com anomalias de -0.3ºC. Nos últimos dias do mês de Janeiro e início de Fevereiro, ocorreram valores da temperatura mínima do ar muito baixos, nomeadamente nas regiões do interior Norte e Centro do continente, verificando-se pelo 3º ano consecutivo um Inverno mais frio que o normal.
NESTE MOMENTO CAEM PINGAS GRANDES EM SERPA

CÉU COM PERÍODOS DE MUITO NUBLADO
POSSIBILIDADE DE  OCORRÊNCIA DE AGUACEIROS E TROVOADAS
TEMPERATURAS: MÁX: 24ºC , MIN -12ºC