Pages

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Céu muito nublado
Períodos de chuva fraca/chuvisco 
Temperaturas. máx - 23,7ºC, min - 14ºC

Precipitação prevista concelhos distrito Portalegre

Precipitação prevista concelhos Litoral Alentejano

Precipitação prevista concelhos distrito Évora

Precipitação prevista concelhos distrito Beja

Protecção Civil acciona alerta amarelo entre as 6 horas e as 21 horas de Quarta-feira em Portugal Continental

Portugal Continental vai estar em alerta amarelo entre as 06:00 e as 21:00 de quarta-feira, prevendo-se a ocorrência de precipitação e vento forte, anunciou hoje a Proteção Civil.

As condições meteorológicas, decorrentes da passagem de um sistema frontal bastante ativo, deverão ainda causar agitação marítima, refere um comunicado da Proteção Civil que acrescenta que aquelas condições atmosféricas devem sentir-se com mais intensidade no norte do país durante a manhã enquanto durante a tarde e princípio da noite se farão sentir no centro e sul.

As condições atmosféricas são favoráveis a piso escorregadio nas estradas, com formação de lençóis de água, cheias rápidas em meio urbano por acumulação de águas pluviais ou insuficiência dos sistemas de drenagem, danos em estruturas montadas ou suspensas, acidentes na orla marítima, transbordo de linhas de água e inundações de estruturas urbanas subterrâneas.

Por isso, e como medidas de prevenção, a Proteção Civil aconselha os cidadãos a desobstruírem os sistemas de escoamento de águas pluviais, a não atravessarem zonas inundadas, a redobrarem os cuidados na condução, a fixarem de forma adequada estruturas soltas ou suspensas e a evitarem atividades ligadas ao mar.

Pede ainda à população que acompanhe as informações do Instituto de Meteorologia, da Proteção Civil e das forças de segurança.

Fonte: Lusa

Chuva fraca no Alentejo

Resumo do mês em Serpa

TEMPERATURAS:
Média da máxima - 31,8ºC
Média - 23,7ºC
Média da mínima - 15,6ºC 

PRECIPITAÇÃO ACUMULADA:
80,4mm

SECA METEOROLÓGICA  

O mês não foi seco em Serpa!

DADOS: METEO@LENTEJO

Chuva pode chegar ao Alentejo no final da tarde de hoje

Instituto de Meteorologia coloca em aviso laranja 11 distritos do Norte e Centro

O aviso do IM alerta para uma situação meteorológica de risco moderado a elevado devido ao vento forte, precipitação e agitação marítima nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra.
Também os distritos de Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Castelo Branco e Portalegre estão em aviso laranja devido ao vento, podendo registar períodos de aguaceiros.
Os outros distritos do continente estão em situação de aviso amarelo, onde se prevê que exista risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Para hoje, o IM prevê para o continente céu geralmente muito nublado, em especial por nuvens altas nas regiões Norte e Centro, períodos de chuva ou aguaceiros nas regiões do Sul, vento fraco, sendo fraco a moderado do quadrante sul na região Sul, tornando-se gradualmente forte de sudoeste nas terras altas, com rajadas até 70 km/h a partir da tarde.
Pequena descida da temperatura máxima, em especial nas regiões do interior.     Para a Costa Ocidental prevêem-se ondas de oeste com três a quatro metros, sendo de 2,5 a três metros a sul do Cabo Raso.
As temperaturas máximas previstas são de 17 para o Porto, 20 para Lisboa e 22 para Faro.
A Madeira encontra-se em aviso amarelo, excepto quanto à ondulação do mar, que é laranja.
Nos Açores, o grupo Ocidental continua em aviso vermelho, que representa maior risco na lista dos avisos do IM, enquanto os grupos Ocidental e Central estão em aviso laranja sobretudo devido ao estado do mar, que pode registar ondas até aos dez metros de altura.
Lusa  

METEO@LENTEJO SEXTUPLICOU NUMERO DE VISITAS EM OUTUBRO

No mês de Outubro o Meteo@lentejo SEXTUPLICOU o número de visitas face ao mês anterior, atingindo um total mensal de 27371 visitas, sendo este o melhor mês em termos de visitas desde o início do blogue em Janeiro deste ano!
No total já contamos com mais de 60000 visitas o que faz deste blogue líder dos blogues e sites de meteorologia!
OBRIGADO PELA PREFERÊNCIA!

PORTUGAL EM AVISO AMARELO E LARANJA

Todos os distritos de Portugal estão em aviso devido à previsão de chuva e ventos forte a partir de amanhã!

Fim-de-semana de chuva fraca e frio

O próximo fim-de-semana será marcado por chuva, embora fraca, e temperaturas máximas que em Serpa não devem rondar os 13ºC, quanto ás mínimas também vão descer bastante podendo chegar aos 6ºC!