Pages

sábado, 14 de maio de 2011

AMANHA



E MUITO MAIS...

Céu limpo
Temperaturas: máx - 33ºC, min - 18,7ºC

O que representa a seguinte expressão?

RESPOSTA:
A expressão representa o modelo básico de um furacão.
 Indica-nos o campo vectorial
F(x, y) para um de furacão com  movimento anti-horário em torno da origem com potência k e um fluxo poço direccionado para a origem com potência q .

Fenómeno meteorológico que acontece 100 dias por ano

00h15m

ALFREDO MAIA
Peregrinos acreditam que auréola em volta do Sol "foi milagre"
O fenómeno óptico observado, esta sexta-feira, ao início da tarde, em Fátima, não tem nada de anormal e tem uma frequência estimada em 100 dias por ano em distintos pontos do planeta.
No contexto da procissão do Adeus, "é natural que pessoas mais emocionadas encontrem explicação num fenómeno religioso", mas trata-se apenas de um efeito atmosférico comum de dispersão de luz e nem sequer é de natureza astronómica, diz o director do Observatório Astronómico de Lisboa, Rui Agostinho. "Na nossa latitude, não é muito comum, mas também não é raro", nota o director científico do Instituto de Meteorologia, Pedro Viterbo.
A auréola observada - um halo, na terminologia científica - é provocada pela passagem de raios solares através de microcristais de gelo dos cirros - as nuvens esfarrapadas na alta atmosfera (mais de 20 quilómetros de altitude) - formando uma espécie de lente que dá o efeito circular à volta do Sol. É o chamado "disco de Airy" (em homenagem ao astronómo britânico do século XIX George Airy que descreveu o fenómeno), que pode ser observado também à noite em volta da Lua. Por causa da geometria (faces hexagonais) das partículas microscópicas, produz-se a difracção (mudança de direcção).
Este fenómeno óptico também produz a separação das cores - vermelho e azul - e é por isso que há quem pense tratar-se de um arco-íris, como aconteceu ontem na Cova da Iria. Mas só o vermelho se observa com mais facilidade, devido à falta de contraste do azul com a cor do céu.

JN

Céu limpo
Temperaturas: máx - 32ºC, min - 16ºC