Pages

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Céu limpo
Temperaturas: máx - 35,9ºC, min - 19,7ºC
FONTE - PROTECÇÃO CIVIL

Alerta amarelo em todo o Continente prolongado até segunda-feira devido ao tempo quente

A continuação do tempo quente e seco levou  hoje a Autoridade Nacional de Protecção Civil a prolongar até segunda-feira,  em todo o Continente, o alerta especial contra incêndios de nível amarelo,  o terceiro mais grave de quatro. 

As previsões do Instituto de Meteorologia apontam para a manutenção  de temperaturas acima dos 30 graus nas regiões centro e norte do país até  segunda-feira, o que potencia a progressão dos fogos florestais, após um  período superior a um mês com temperaturas elevadas e sem chuva. 
O alerta amarelo havia sido prolongado anteriormente até sábado. 
O Ministério da Administração Interna (MAI) já reforçara o dispositivo  de combate a incêndios florestais com 360 bombeiros em 14 distritos e quatro  helicópteros ligeiros, numa altura em que esse meios deviam estar desmobilizados  se as condições climatéricas fossem as habituais nesta época do ano. 
Segundo o MAI, o reforço operacional até segunda-feira, é composto por  14 grupos, tendo cada um 26 operacionais, que vão atuar em 14 distritos,  aqueles que têm "maior perigosidade florestal" e "um menor número de meios  ativos". 
O reforço dos 360 bombeiros e dos quatro helicópteros juntam-se aos  5.435 elementos, 16 meios aéreos e 1.225 veículos que compõem o dispositivo  da fase "Delta" de combate incêndios florestais, que começou no sábado passado.
Lusa

CHUVA PODERÁ VOLTAR DIA 22

Previsão IM

SECA METEOROLÓGICA EM SETEMBRO DE 2011



2011-10-13 (IM)seca
De acordo com a monitorização efetuada pelo Observatório de Secas do Instituto de Meteorologia, I.P., a maior parte do território continental, em 30 de setembro, encontrava-se em situação de seca meteorológica, apesar de se ter verificado uma diminuição da respetiva área na região do Sul, terminando mesmo em muitos locais do Alentejo. Assim, a seca meteorológica encontrava-se distribuída da seguinte forma: 1% em chuva moderada, 12% em chuva fraca, 21% em situação normal, 44% em seca fraca, 12% em seca moderada e 10% em seca severa.

Entre abril e julho de 2011 os valores de precipitação registados têm sido baixos, em particular na região norte e centro, o que levou ao aumento progressivo da área do território em seca. No entanto, em agosto o valor de precipitação foi ligeiramente superior ao normal, o que contribuiu para uma diminuição da situação de seca.

Em termos de cenários e tendo em conta a previsão mensal, que tem como base o modelo numérico do Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo (ECMWF), na precipitação total prevêem-se valores abaixo do normal para todo o território. Desta forma, o cenário com maior probabilidade de acontecer, é o que prevê quantidades de precipitação correspondentes ao decil 2 (a precipitação a ocorrer corresponde ao valor do 2º decil, o que provocaria aumento da situação de seca, estendendo-se a todo o território e agravando-se a severidade da seca), pelo que será mais provável que aumente a área em situação de seca meteorológica em Portugal Continental.

ESTAÇÃO DO COTR SERPA REGISTOU ONTEM QUASE 38ºC

Estação meteorológica para a agricultura (COTR), que se situa nos arredores de Serpa chegou ontem aos 37,7ºC 

DGS NÃO ESTÁ PREPARADA PARA CALOR FORA DE ÉPOCA

Direcção Geral de Saúde só emite alertas de calor até  30 de Setembro, daí para a frente pode estar calor que não há alertas para ninguém!

BEJA E ÉVORA COM MAIS DE 30ºC ÀS 18H

FONTE: IM

PORTALEGRE BATE RECORDE DE TEMPERATURA MÍNIMA EM OUTUBRO

Portalegre registou esta noite a temperatura mínima mais elevada em Outubro desde que há registo - 24,3ºC

NÃO CHOVE EM SERPA HÁ:

35ºC COM SANTARÉM A MEIO DE OUTUBRO

O Instituto de Meteorologia prevê para hoje 35ºC de máxima em Santarém!
Estaremos em Outubro?