Pages

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Vila do Conde: rio arrasta carro com adulto e criança

Dois ocupantes conseguiram agarrar-se a uma árvore e foram resgatados

Última actualização às 23:06

A súbita subida das águas de um rio, em Labruge, concelho de Vila do Conde, arrastou uma viatura. Os ocupantes foram resgatados.Uma fonte dos bombeiros locais disse ao tvi24.iol.pt que a água do rio Onda «invadiu a via» e arrastou um veículo, que tinha «duas pessoas dentro», junto à igreja de Labruge.«Os ocupantes conseguiram sair, mas a viatura foi arrastada», disse a fonte.A GNR de Matosinhos explicou que os ocupantes, um adulto e uma criança, «agarraram-se a uma árvore e foram resgatados». Fonte desta força salientou ainda que uma ponte que liga Labruge e Angeiras, no concelho de Matosinhos, foi encerrada ao trânsito, devido ao perigo de ruir. A ocorrência de cheias motivou ainda o corte parcial da linha da Póvoa e Matosinhos. As águas subiram ainda em Lavra, onde «um casal com cerca de 60 anos que vivia num barraca ficou desalojado». As duas pessoas foram levadas para o hospital com sinais de hipotermia. 

Inundações em Matosinhos



Duas viaturas estão impedidas de sair do túnel rodoviário que habitualmente permite transpor a linha de metro na Senhora da Hora, Matosinhos devido a uma inundação, disse há instantes fonte da Protecção Civil Municipal.
"Esta é a situação que mais nos preocupa de momento", referiu o comandante Salgado Rosa, da Protecção Civil.
Outro foco de preocupação no concelho é a zona costeira da freguesia de Lavra, que ficou inundada depois de uma forte queda de chuva ao meio da tarde que alagou ruas e casas. A freguesia ficou às escuras.
Salgado Rosa disse que, entre muitas outras situações, no concelho, teve conhecimento de inundações na Avenida da Liberdade, na própria cidade de Matosinhos.


A zona costeira da freguesia de Lavra, concelho de Matosinhos, ficou hoje inundada depois de uma forte queda de chuva ao meio da tarde que alagou ruas e casas, disseram à agência Lusa fontes no local. 
A chuva e o vento forte intensificaram-se cerca das 16h30, provocando inundações nos pisos térreos dos edifícios e em todas as ruas, algumas das quais há vários meses em obras para a colocação de rede de saneamento.
"Uma amiga ligou-me em pânico porque de repente ficou sem casa", afirmou à Lusa Daniela Reis, referindo que várias casas térreas na rua Mourouços ficaram "completamente inundadas, ao ponto de nem sequer se poder estar lá dentro". 
Daniela Reis considerou estas inundações "o resultado da incompetência das entidades de prevenção, que não fizeram limpezas antes da chegada das chuvas".
Durante cerca de uma hora, as inundações impediram a circulação automóvel, provocando filas de trânsito em todos os acessos à zona costeira da freguesia. 
Fonte dos Bombeiros Voluntários de Matosinhos-Leça disse à Lusa que, cerca de duas horas depois, continuava "complicada a situação em Lavra, devido às inundações. Pelo menos 100 pessoas foram socorridas".
Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/mau-tempo-160-inundacoes-e-199-arvores-tombadas-videos=f683477#ixzz1bvmtpHyT

ÚLTIMA HORA - MAU TEMPO CONCELHO MOURA


O mau tempo está a causar situações críticas no concelho de Moura. A Freguesia de Sobral da Adiça voltou a ser atingida por esta intempérie que se está a abater sobre o concelho. A Ribeira da Perna Seca voltou a transbordar provocando, segundo João Diniz presidente da Junta de Freguesia local, inundações nunca antes vistas, superiores mesmo às registadas em 1997, quando as águas da referida ribeira galgaram as margens provocando enormes prejuízos e uma vítima mortal. Nesta altura são vários os elementos e viaturas da corporação dos Bombeiros Voluntários de Moura que se encontram em Sobral da Adiça para ajudar a população, desconhecendo-se para já se existem vítimas.


RADIO PLANÍCIE 

Homem arrastado pelas águas em Braga está desaparecido

22h13m
(Em actualização) - Um homem está dado como desaparecido, esta quarta-feira à noite, suspeitando-se que tenha sido arrastado pelas águas do rio Este, na zona da Ponte Nova, em Lomar. Durante a tarde, um outro homem teve de ser salvo pelos bombeiros, depois de ter sido arrastado pelas águas de uma ribeira, em Guidões, Trofa.

 Os bombeiros estão a efectuar buscas, em Braga, depois de os moradores garantirem ter visto Firmino Alves Machado, com cerca de 60 anos, a ser arrastado pelas águas. Os bombeiros colocaram redes no local.
 
O vento forte e a chuva que caiu durante a tarde desta quarta-feira na região do Porto provocou várias inundações e quedas de árvores. Várias estradas foram interrompidas e, em Guidões, na Trofa, uma ponte desabou. Um motociclista foi arrastado pelo ribeiro e teve que ser resgatado pelos bombeiros.
Na queda de uma ponte junto à igreja de Guidões, na Trofa, uma pessoa chegou a ser dada como desaparecida. Trata-se de um motociclista que foi arrastado pelas águas da ribeira de Guidões após a derrocada da ponte. Ficou agarrado à vegetação até ser resgatado pelos Bombeiros da Trofa.
Várias localidades dos concelhos de Braga, Viana do Castelo e Maia estão também sem electricidade devido ao mau tempo. A reposição do serviço depende agora da evolução das condições meteorológicas.

JN

Linha de forte instabilidade afectou interior do baixo Alentejo

Tal como previam os modelos meteorológicos , uma linha de forte instabilidade afectou a região do interior Alentejano entre as 20H e as 21H provocando chuva e vento forte e ocorrência de trovoada! 
Amanhã serão divulgados os dados de precipitação acumulada em Serpa no dia de hoje!

TEMPO VAI PIORAR A PARTIR DA TARDE

Períodos de céu muito nublado
Aguaceiros pouco frequentes durante a noite 
Temperaturas: máx - 26,1ºC, min - 10,1ºC