Pages

terça-feira, 25 de outubro de 2011

ALERTA PROTECÇÃO CIVIL


De acordo com as informações disponibilizadas pelo Instituto de Meteorologia, a partir do início da manhã de quarta-feira, 26 de Outubro, e ainda durante a madrugada de quinta-feira, 27 de Outubro, o estado do tempo no território de Portugal Continental será caracterizado por precipitação, por vezes muito forte, vento forte e agitação marítima na costa ocidental.
Estas condições são propiciadoras de:
-Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água;
-Cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;
-Inundações por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis;
-Danos em estruturas montadas ou suspensas;
-Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiência de drenagem;
-Acidentes na orla marítima.
Face a estas previsões, foi determinada a activação do ALERTA AMARELO do Sistema Integrado de Operações de Protecção e Socorro (SIOPS) entre as 06h00 de 26OUT e as 12h00 de 27OUT de forma a aumentar a prontidão dos Agentes de Protecção Civil e entidades integrantes do SIOPS, recomendando-se aos cidadãos que atentem às seguintes medidas de autoprotecção:
-Acompanhamento das informações do Instituto de Meteorologia e indicações da Protecção Civil e das Forças de Segurança;
-Desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objectos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
-Condução especialmente atenta, defensiva e a velocidade reduzida, com especial atenção aos lençóis de água ou gelo que podem formar-se nas estradas e outras vias.
-Não atravessamento de zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
-Fixação adequada de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
-Evitar actividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos, passeios à beira-mar e estacionamento de veículos na orla marítima.

Fonte: ANPC

PORTUGAL EM AVISO AMARELO E LARANJA

Todos os distrito estão em aviso Amarelo/Laranja devido à previsão de chuva e vento forte para o dia de amanhã!

Alerta de mau tempo para todo o país a partir de amanhã

O Instituto de Meteorologia prevê a ocorrência de precipitação e vento fortes a partir de amanhã e até às primeiras horas de quinta-feira em todo o continente. A tempestade começará no Minho.

Uma depressão com superfície frontal vai trazer mais vento e chuva a todo o país.

É o que prevê a meteorologista Madalena Rodrigues, do Instituto de Meteorologia (IM), que em declarações ao SAPO, explicou que o vento começará a soprar mais forte a partir da tarde do dia 26, na zona litoral da região do Minho, e que se alastrará a todo o país até às primeiras horas da manhã de quinta-feira.
As previsões apontam para vento mais forte no litoral, com rajadas na ordem dos 90km/h e de 100 km/h nas terras altas.
“O vento será acompanhado por precipitação forte”, alerta Madalena Rodrigues.
“Vão ser emitidos alertas a partir da tarde de hoje. O aviso será para todo o país e será, pelo menos, amarelo, embora algumas regiões possam ser assinaladas a alerta laranja”, adianta Madalena Rodrigues.
Neve na Serra da Estrela
O IM adianta que poderá cair alguma neve nas terras altas só até ao início da manhã de quarta-feira e em pouca quantidade, devido à subida das temperaturas mínimas.

SAPO

PRECIPITAÇÃO E VENTO FORTE PARA QUARTA-FEIRA

Precipitação e vento forte para quarta-feira
2011-10-25 (IM)
De acordo com o centro de previsão do Instituto de Meteorologia, I.P., e na sequência das previsões que têm sido divulgadas em dias anteriores, o estado do tempo em Portugal continental irá ser condicionado pela aproximação e passagem de um sistema frontal de forte atividade, associado a uma depressão centrada a Noroeste da Península Ibérica e que transporta na sua circulação uma massa de ar quente e instável.
Deste modo, prevê-se  a partir da manhã do dia 26 até madrugada do dia 27 de outubro, precipitação forte e vento forte com rajadas, que poderão atingir os 90 km/h no litoral e os 100 km/h nas terras altas.
A partir da tarde de 27 e até ao próximo domingo, deverá ocorrer  uma melhoria significativa do estado do tempo, sem de precipitação e com a temperatura a enquadrar-se dentro dos valores normais para esta época do ano.
O IM sugere o acompanhamento da situação através da sua página de Internet www.meteo.pt

NOVA FRENTE VAI ATRAVESSAR PORTUGAL AMANHÃ

CHUVA FORTE PODE ATINGIR SERPA E BEJA AMANHÃ AO INÍCIO DA NOITE

Neve caiu pela primeira vez este Outono na Serra da Estrela e encerra estrada do maciço central

Segundo o CDOS, a estrada nacional nº 338, no troço entre Piornos e  Lagoa Comprida, "está encerrada desde as 01:00 devido à queda de neve".
"Ainda não temos aviso de reabertura", disse a fonte pelas 09:15, garantindo  que a via se mantinha fechada à circulação rodoviária devido ao primeiro  nevão deste outono. 
Entretanto, fonte do Centro de Limpeza de Neve da Estradas de Portugal  disse à Lusa que a primeira neve do outono "é uma amostra, não é nada considerável",  embora tenha sido suficiente para obrigar ao corte daquela via. 
Adiantou que o troço da estrada nacional n. 338 iria ser reaberto "dentro  de meia hora", estando envolvidos três limpa-neves nas operações de limpeza.
A fonte do Centro de Limpeza referiu ainda que na área das suas instalações,  nas Penhas da Saúde, os termómetros marcam "zero graus", admitindo que a  temperatura estivesse mais baixa na zona da torre, o ponto mais alto da  Serra da Estrela. 
Em relação ao último ano, este primeiro nevão surge cerca de uma semana  mais cedo. Em 2010, as primeiras neves aconteceram a 30 de Outubro, indicou.
Com Lusa

Precipitação prevista para amanhã

Na região do Alentejo podem acumular-se em 6 horas 20mm!
Céu muito nublado, com abertas a partir da manhã
Chuva forte até ao início da manhã
Temperaturas. máx - 27,2ºC, min - 15,5ºC
Precipitação acumulada - 37,2mm

PRECIPITAÇÃO E VENTO FORTE NO CONTINENTE



2011-10-24 (IM)
De acordo com o previsto pelo Centro de previsão do Instituto de Meteorologia, a superfície frontal fria que afetou o estado do tempo em Portugal continental na tarde e noite de domingo e madrugada de segunda-feira,  foi caracterizados por atividade convectiva relativamente intensa, originando precipitação forte e vento moderado com rajadas.
Salientam-se os valores de precipitação acumulada entre as 18 UTC do dia 23 às 06 UTC do dia 24, Viana do Castelo com 95mm e na região da Beira Interior e Beira Baixa, com Guarda com 65mm, Penhas Douradas com 60mm Castelo Branco com 66mm e Proença a Nova com 77mm.
Em termos de vento médio, as maiores intensidades foram registadas no dia 23 de outubro, na Pampilhosa da Serra às 23:00 UTC com 77,4 km/h, nas Penhas Douradas às 23:00 UTC com 54.4 km/h, em Mogadouro às 23:00 UTC com 51.5 km/h,  no Cabo Carvoeiro às 20:00 UTC com  50.4 km/h, em Lisboa/Geofísico às 22:00 UTC 47.9 km/h e em Lisboa/Gago Coutinho, às 22:00 UTC  47.5 km/h. No dia 24 registou-se uma intensidade de vento médio de 64.4 km/h às 02:00 UTC na Pampilhosa da Serra e de 50 km/h às 04:00 UTC em Faro.
Relativamente às intensidades de rajada máxima, foram registadas na rede de estações do IM as seguintes: no dia 23 de outubro, 112km/h na Pampilhosa da Serra às 23:00 UTC, 110.2 km/h nas Penhas Douradas às 23:00 UTC, 107,6 km/h no Cabo Carvoeiro às 20:00 UTC, 97.9 km/h em Mogadouro às 23:00 UTC, 88.9 km/h em Lisboa/Geofísico às 22:00 e 79.2 km/h em Lisboa/Gago Coutinho às 22:00. No dia 24 foram registadas as rajadas máximas de 157.3 km/h em Faro às 04:00 UTC e 108.7 km/h na Pampilhosa da Serra às 02:00 UTC.