Pages

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

RESPOSTA Á PERGUNTA DO DIA

A palavra furacão tem origem no nome do deus Huracan , que segundo a mitologia era o deus que se  incumbia da tarefa de destruir e reconstruir a natureza e , possivelmente, por esta razão foi associado às tormentas e tempestades.
Os furacões formam-se em aguas quentes (acima dos 25ºC), daí que não se formam junto a Portugal, e mesmo que a trajectória os enviasse para junto de Portugal, devido ás baixas temperaturas das águas estes acabam por se dissipar. 
RESPOSTA À PERGUNTA DO DIA
HOJE AS 19H

COMUNICADO INSTITUTO DE METEOROLOGIA

TEMPO FRIO PARA OS PRÓXIMOS DIAStempo frio2011-01-19 (IM)
De acordo com o Centro de Previsão do IM, prevê-se para os próximos dias no continente, uma diminuição gradual da temperatura, fundamentalmente na temperatura mínima, com maior significado nos dias 20 a 22 de Janeiro. A partir de dia 22 verifica-se uma tendência para a ocorrência de céu geralmente limpo e continuação de tempo frio. Este arrefecimento será devido à advecção de uma massa de ar frio com trajecto continental.
Prevê-se para este período uma diminuição na temperatura mínima de cerca de 7ºC em média, nas regiões do interior Norte e Centro, e de cerca de 4ºC em média, no litoral Oeste e região Sul.
É de realçar que a partir de dia 21 se prevêem condições para a formação de geada, em particular nas regiões do interior, e para o aumento na intensidade do vento, que pode ser forte nas terras altas.
O IM sugere o acompanhamento desta situação através da sua Página WEB

Frase do dia

"Sol nascente desfigurado, no Inverno Frio no Verão molhado!"

Por que razão Portugal é poucas vezes atingido por furacões?

Céu, geralmente, muito nublado
Temperaturas: máx - 18ºC , min - 8ºC