Pages

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Apesar de as temperaturas não estarem tão altas como se previa, tal como prometido amanhã às 18h iremos divulgar as temperaturas previstas para TODOS os concelhos do Alentejo na Sexta e no Sábado!
SEXTA-FEIRA E SÁBADO
ACOMPANHAMENTO DAS TEMPERATURAS HORA-A-HORA EM SERPA
Hoje para variar um bocadinho, esteve um dia de Sol :)
Temperaturas: máx - 30,5ºC, min - 16,1ºC
ACHAM QUE SERPA ESTE VERÃO VAI ATINGIR OS 40ºC?

COMUNICADO METEO@LENTEJO

Quando nos últimos dias eu constatei aqui no METEO@LENTEJO e noutros sites que as temperaturas se encontravam abaixo dos valores normais para esta  época do ano, muito foram os que me criticaram dizendo o contrário, dizendo que as temperaturas estavam normais.
E quando eu dizia que o normal no Alentejo eram temperaturas superiores a 35ºC e até mesmo a chegar aos 40ºC, voltaram a contradizer-me, dizendo que nós, Alentejanos, não estavam habituados a 40ºC
Pois bem, hoje o próprio INSTITUTO DE METEOROLOGIA vem dizer que as temperaturas estão de facto abaixo dos valores normais para a época, o que prova que mais uma vez o METEO@LENTEJO tinha razão no que dizia.
Daqui para a frente iremos continuar a mostrar o verdadeiro tempo, contra todos aqueles que dele duvidam, porque só quem vive no Alentejo sabe o tempo que cá faz e sabe o que nós  aguentemos!
MUITO OBRIGADO por todos os dias acompanharem o TEMPO NO ALENTEJO REAL!
VOLTA ANTICICLONE , QUE ESTÁS PERDOADO!

Incêndios: o pior Junho desde 2006

Segundo o Instituto de Meteorologia houve 3.172 ocorrências no mês passado


Incêndio (arquivo)O número de incêndios florestais ocorrido em Portugal continental em Junho foi o mais alto neste mês desde 2006, com 3.172 ocorrências, indicou o Instituto de Meteorologia no seu site de Internet, escreve a Lusa.

No entanto, segundo o relatório de risco de incêndio de Junho de 2011, o valor da área ardida, cerca de 2.600 hectares (ha), foi significativamente inferior à do ano de 2006 (6.480 ha).

De acordo com o IM, o valor médio de risco de incêndio foi praticamente igual ao de Junho de 2010 e um pouco inferior ao de 2006, ano com o maior valor do risco médio de incêndio dos últimos seis anos.

O valor médio da temperatura máxima e média do ar foi superior ao valor normal, sendo o valor médio da quantidade de precipitação muito inferior.

As classes de risco de incêndio em Junho apresentaram valores de risco reduzido ou moderado na primeira metade do mês na maior parte dos concelhos, aumentando na segunda metade do mês para classe de risco moderado ou elevado, atingindo o risco máximo nos dias 25 e 26, em particular nalguns concelhos do interior Centro e concretamente em Monchique. 

Segundo o IM, contribuíram para este valor da classe de risco as condições meteorológicas (temperatura elevada e humidade relativa do ar baixa) e valores elevados do risco conjuntural naquelas regiões.
Céu limpo
Temperaturas: máx - 32ºC, min - 16ºC 

Julho está «menos quente» que o habitual

Temperaturas vão continuar a sofrer oscilações nos próximos dias

Sol

As temperaturas máximas em Portugal continental estão com valores «abaixo da média» para o mês de Julho e vão continuar a sofrer oscilações nos próximos dias, disse esta quarta-feira à Lusa a meteorologista Idália Mendonça.

«As temperaturas estão abaixo dos valores médios para a época. Nos próximos dias prevêem-se pequenas subidas de temperaturas máximas de dois/três graus Celsius e mantêm-se assim até sábado. No domingo devem voltar a descer», adiantou à agência Lusa Idália Mendonça do Instituto de Meteorologista (IM).

A fonte adiantou também que «não se vislumbra que se estabeleça no território uma corrente de leste ou sueste nos próximos dias e, por isso, as temperaturas têm algumas flutuações, mas sem grandes alterações».

De acordo com a meteorologista, as temperaturas máximas só deverão atingir 30 graus no interior do Alentejo, Castelo Branco e no Algarve, mas sem se estabelecer tempo quente.

O IM prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, apresentando alguns períodos de maior nebulosidade nas regiões do interior Norte e Centro, vento fraco a moderado, sendo forte nas terras altas e pequena subida da temperatura máxima.

No Porto prevê-se uma temperatura máxima de 24 graus Celsius, em Lisboa 26 e em Faro 32.