Pages

terça-feira, 14 de junho de 2011


Quantos tipos de Descargas Eléctricas Atmosférica existem?

RESPOSTA:
Existem 2 tipos de descargas eléctricas atmosféricas:
-positivas
-negativas 


Contatos

Fonte: astronomia.org
Céu limpo
Temperaturas: máx - 31ºC, min - 15,1ºC
ONDA DE CALOR – NOTÍCIA DO “DIÁRIO DE NOTÍCIAS” DE 13 DE JUNHO 2011Logo IM2011-06-14 (IM)
No passado dia 13 de Junho o Diário de Notícias veiculou uma notícia com o título “Meteorologia prevê onda de calor nos próximos dias no País”, a qual dizia respeito à previsão de valores muito elevados de temperatura para a semana em curso.

Importa referir que o título equívoco permite a interpretação de que a informação prestada é da responsabilidade do Instituto de Meteorologia, I.P. (IM), pelo que se vem publicamente comunicar que o mesmo não corresponde à verdade e também que o mencionado autor da informação veiculada pelo DN não tem qualquer tipo de ligação a este Instituto.

Recorda-se, nesta oportunidade, que o Instituto de Meteorologia I.P., enquanto Autoridade Nacional para a Meteorologia em Portugal, é a única voz de previsão e aviso para situações de tempo adverso, quer para a Autoridade Nacional para a Protecção Civil, quer para a população e operadores económicos, por forma a garantir que não seja aumentado desnecessariamente o risco associado às situações meteorológicas severas previstas com outra informação que possa confundir e alarmar injustificadamente a população.

Dir-se-á a propósito que da informação actual resultante dos modelos numéricos disponíveis no IM e da sua interpretação pelos meteorologistas, pode-se antever um aumento de temperatura que deverá ser mais acentuado entre os dias 19 e 22 de Junho p.f., na próxima semana, designadamente para o Algarve e as regiões do interior do País.

Devido à ligeira descida de temperatura que se prevê para os dias 16 e 17, uma onda de calor a ocorrer apenas deverá afectar o sotavento algarvio. No entanto, recorda-se que as antevisões a mais de 5 dias resultante dos modelos deterministas têm uma acrescida margem de erro, pelo que se aconselha o acompanhamento da informação disponibilizada pelo IM na sua página de Internet.
AMANHÃ ÀS 14H

Calor na próxima semana

Modelos meteorológicos confirmam tendência de temperaturas bastantes elevadas na próximas semana em Serpa.
Céu limpo
Temperaturas: máx - 31ºC, min - 15ºC