Pages

sábado, 12 de novembro de 2011

Resumo do dia

Céu muito nublado, com boas abertas durante a tarde
Temperaturas: máx - 26,6ºC, min - 14ºC

Chuva pode chegar a Lisboa nas próximas

A mais recente imagem de radar mostra células convectivas a dirigirem-se na direcção de Lisboa, caso se mantenham nesta direcção podem provocar chuva em Lisboa. 

Mau tempo: alerta laranja devido ao vento forte

Doze distritos do norte e centro de Portugal Continental estão sob aviso laranja devido às previsões de vento forte, informa o Instituto de Meteorologia, que prevê rajadas de 110 quilómetros por hora nas terras altas.
Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Castelo Branco e Portalegre são os distritos que se encontram sob aviso laranja (o segundo mais grave numa escala de quatro) devido às previsões de vento forte.
Outros cinco ditritos - Lisboa, Santarém, Setúbal, Beja e Faro - estão sob alerta amarelo (terceiro mais grave), devido às previsões de chuva forte.

Todos os distritos do litoral têm também alertas devido à chuva e à agitação marítima.

Chuva intensa, vento forte e trovoadas 


A meteorologista Margarida Gonçalves, do Instituto de Meteorologia, explicou à Lusa que Portugal Continental está "sob influência de uma região depressionária a oeste do território", o que deverá manifestar-se em chuva intensa, vento forte e ondulação entre o final do dia de hoje e a manhã de segunda-feira.
"Já se faz sentir a intensificação do vento e a partir das 00:00 prevê-se chuva forte, com trovoadas, e vento", com rajadas de 70 km/h no litoral e 110 km/h nas terras altas.
Na segunda-feira a situação poderá intensificar-se, prevendo-se que o período mais severo seja entre as 00:00 e as 12:00 de terça-feira. Prevê-se uma melhoria a partir da tarde de dia 14.
Margarida Gonçalves diz que se prevê ainda um aumento da agitação marítima na costa ocidental, com aviso a partir de hoje. "As ondas estão a subir gradualmente" e deverão atingir quatro a cinco metros. Na costa sul, preveem-se ondas de sueste com 1,5 a 2,5 metros.

IMPRESSIONANTE - TEMPERATURA EM AVEIRO CONTINUA A SUBIR

ÀS 19 HORAS ESTAVAM 23,2ºC EM AVEIRO, ÀS 2O ESTÃO 23,5ºC

PREVISÃO DE TEMPO SEVERO

Previsão para Domingo,
13 de Novembro de 2011_00h00
Fonte: MetOffice
=============

Um potente anticiclone (1041 hPa) centrado no interior da Europa está a bloquear a progressão das depressões atlânticas para leste, forçando o seu cavamento e deslocamento para norte antes de atingirem directamente o território da Península Ibérica.
A partir desta noite, o território de Portugal Continental passará a estar sobre a influência de um profundo centro de baixas pressões (980 hPa) centrado a Noroeste da Península Ibérica, ao qual se associarão sistemas frontais e linhas de instabilidade que irão atravessar o território do continente, do litoral para o interior. A enorme diferença de pressão atmosférica entre os dois centros de pressão irá originar uma poderosa corrente do quadrante sul, com ventos fortes a muito fortes, com rajadas que poderão ultrapassar os 100 quilómetros por hora, nomeadamente no litoral oeste e terras altas.
Já esta noite haverá um aumento da nebulosidade, associado à uma primeira linha de instabilidade precedente de oeste, começando as precipitações a ocorrer no litoral oeste.
Para Sábado e Domingo, o estado do tempo deverá tornar-se bastante instável, com ocorrência de precipitação generalizada no território de Portugal Continental.
Sugere-se um acompanhamento da evolução das condições meteorológicas no site do Instituto de Meteorologia e estar atento aos alertas da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Litoral Norte mais quente que o Alentejo às 18H

Ar quente de Sul eleva temperaturas na região Norte para valores anormais para esta época do ano!
IM

Intensa actividade eléctrica a oeste de Portugal

Os + e os - do seguinte mapa representam as descargas eléctricas atmosféricas - DEA's - TROVOADAS 

SUPER CÉLULA NO ATLÂNTICO A OESTE DE LISBOA

Uma forte célula convectiva está a passar a oeste da zona de Lisboa.
Este tipo de células produzem chuvas muito fortes, trovoadas, granizo e até tornados.
Se este fenómeno ocorre-se em terra as consequência seriam muito graves.


Previsão IM para amanhã

DEPRESSÃO QUE NOS VAI AFECTAR AMANHÃ

ÚLTIMA HORA - BEJA EM ALERTA DEVIDO Á CHUVA E PORTALEGRE DEVIDO AO VENTO

Este alertas entram em vigor amanhã a partir das 12H