Pages

quinta-feira, 24 de março de 2011


NOS VAMOS ADERIR, E VOCÊS !!
JÁ ESTAMOS INSCRITOS NO METEO GLOBAL!!!!

CÉU COM PERÍODOS DE MUITO NUBLADO
TEMPERATURAS: MÁX - 25,8ºC , MIN - 11ºC


PARA QUEM NÃO SABE O PROGRAMA "EL TIEMPO" DA TVE (TELEVISÃO ESPANHOLA) É LÍDER DE AUDIÊNCIAS NO HORÁRIO , SENDO VISTO NACIONAL E INTERNACIONALMENTE, COMO TAL DECIDI A PARTIR DE HOJE , SEMPRE POSSÍVEL, PUBLICAR ESSE MESMO PROGRAMA AQUI NO BLOG. ESPERO QUE GOSTEM. 

PROGRAMA DE HOJE:


ESTA NOITE TEMOS NOVIDADES.
FIQUEM ATENTOS.

aTLAS CLIMÁTICO IBÉRICOAtlas Climático Ibérico2011-03-24 (IM)
O Atlas Climático Ibérico foi apresentado ontem, dia 23 de Março, durante a sessão comemorativa do Dia Mundial da Meteorologia 2011.

Um atlas climatológico constitui um meio de apresentar, na forma gráfica, uma síntese dos conhecimentos referentes ao clima de um país ou de uma região, que se destina a uma gama alargada de utilizadores.

Face à unidade geográfica da Península Ibérica, é evidente a vantagem de um Atlas Climatológico da Península Ibérica, para os territórios continentais de Portugal e de Espanha, pelo que foram consideradas as principais características climatológicas desta península, com inclusão das Ilhas Baleares.

A informação de base utilizada na elaboração do atlas foi a das normais climatológicas (valores médios) correspondentes ao período 1971-2000, de acordo com as recomendações da OMM.


RESPOSTA Á PERGUNTA DO DIA 
(PEÇO DESCULPA PELO ATRASO MAS ONTEM NÃO FOI POSSÍVEL PUBLICAR A RESPOSTA Á PERGUNTA DO DIA NEM O RESUMO DIÁRIO, DEVIDO Á MINHA PRESENÇA NO DIA DA DEFESA NACIONAL)

O mar é azul porque reflecte o céu. No entanto, o mar nem sempre é azul. Por vezes parece ter a cor verde-azulada, ou verde ou mesmo um conjunto de cores indiferenciadas. Estas cores são devidas em parte ao reflexo das nuvens, mas são causa das várias partículas minerais ou orgânicas em suspensão na água.


Meteo@lentejo
APOIA:
meteoglobal

ASSIM SEMPRE QUE SE JUSTIFIQUE PARTICIPAREMOS DE FORMA RESPONSÁVEL NESTE PROJECTO RELATANDO FENÓMENOS EXTREMOS. 


PERIODOS DE CÉU MUITO NUBLADO
TEMPERATURAS: MÁX - 24ºC , MIN -11ºC
logo O PROJECTO METEOGLOBAL ARRANCA HOJE2011-03-23 (IM)
O Instituto de Meteorologia lança hoje o projecto METEOGLOBAL, inserido nas comemorações do Dia Mundial da Meteorologia, 23 de Março e dos 65 anos de Serviço Meteorológico Nacional. Com este projecto pretende o IM aumentar a sua interacção com a comunidade meteorológica amadora em Portugal.

O interesse dos cidadãos pela meteorologia e pelo clima tem vindo a aumentar, sendo hoje comum a aquisição de sistemas de observação, por particulares, e o acompanhamento da evolução de fenómenos meteorológicos através da troca de informação em tempo real, por grupos de cidadãos interessados, aproveitando os avanços dos sistemas de comunicação que facilitam o estabelecimento de processos associativos entre grupos mais ou menos organizados.

É face a esta realidade que o Instituto de Meteorologia, I.P. decidiu criar uma página que designou por MeteoGlobal, acessível através do seu sítio na WEB, de forma a melhorar a sua capacidade de resposta, designadamente no acompanhamento de fenómenos extremos de curta escala temporal e espacial, com o apoio da contribuição voluntária dos cidadãos na vigilância meteorológica e climática.

Neste sentido, o MeteoGlobal permitirá a qualquer cidadão reportar, em tempo quase real, a ocorrência de fenómenos meteorológicos severos que testemunhe, através do preenchimento de um pequeno formulário designado por Comunicação. Esta informação será recebida de imediato no Centro de Análise e Previsão do Tempo do IM, IP, para conhecimento e utilização dos meteorologistas responsáveis pela vigilância do estado do tempo e será igualmente disponibilizada através do site a todos os cidadãos.