Pages

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Resumo do dia

Céu muito nublado, com boas abertas durante a tarde
Chuva forte e trovoada durante a noite
Aguaceiros pouco frequentes durante o dia
Temperaturas: máx - 21,7ºC, min - 12,6ºC
Precipitação acumulada - 17,7 mm         

Alentejo: vento forte arranca pela raiz 30 sobreiros

Zona de Alvito foi de madrugada fustigada por uma forte chuvada, acompanhada de vento forte e trovoada

Cerca de trinta sobreiros foram arrancados pela força do vento, numa herdade do concelho de Alvito, no Baixo Alentejo, disse à Agência Lusa fonte dos bombeiros.

Os sobreiros foram arrancados pela raiz na Herdade das Barras, perto de Vila Nova de Baronia, concelho de Alvito, tendo a situação sido detectada pouco depois das 07:00, indicou a fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja.

Também devido ao mau tempo, que hoje de madrugada fustigou a região do Alentejo, a Estrada Nacional (EN) 383 esteve cortada ao trânsito, na zona de Vila Nova de Baronia, devido à queda de um sobreiro para a via.

Fonte dos Bombeiros de Alvito adiantou à Lusa que a estrada esteve interdita em ambos os sentidos durante cerca de uma hora, tendo sido reaberta às 08:10.

A zona de Alvito foi de madrugada fustigada por uma forte chuvada, acompanhada de vento forte e trovoada.

Mais a norte, no distrito de Évora, os bombeiros registaram apenas uma pequena inundação num estabelecimento comercial em Borba e a queda de uma árvore na estrada entre Évora e Alcáçovas.



TVI24
DADOS: METEO@LENTEJO

Depois de muito tentar a depressão consegui entrar Portugal adentro

Podemos ver uma linha amarela sobre o a região de Beja, Serpa e Mértola que representa a chuva forte e as trovoadas deste noite!

ALERTA PROTECÇÃO CIVIL

Condições Meteorológicas Adversas – Precipitação forte 

No seguimento do contacto com o Instituto de Meteorologia (IM) realizado no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), salienta-se que o estado do tempo, entre as 21.00 horas do dia 13 e as 15.00 horas do dia 14 de Novembro será marcado por episódios de precipitação forte nos distritos de Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal e Viana do Castelo.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil recomenda a tomada de algumas medidas de precaução, relativamente a:

· Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água;

· Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem; 

· Possibilidade de inundação, por transbordo de linhas de água, em zonas historicamente mais vulneráveis;

· Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem.

Todos estes cenários podem ser prevenidos se, atempadamente, forem tomadas medidas que anulem ou minimizem os seus efeitos.

A ANPC recomenda à população a tomada das necessárias medidas de prevenção e precaução, tomando especial atenção:

1. Às informações do Instituto de Meteorologia e indicações da Protecção Civil e Forças de Segurança, mantendo-se atentos à situação;

2. À desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objectos que possam ser arrastados ou criem obstáculo ao livre escoamento das águas;

3. A adopção de uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias ou com a redução da visibilidade e

4. Ao não atravessamento de zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil, através do Comando Nacional de Operações de Socorro, continuará a acompanhar permanentemente a situação em estreita articulação com o Instituto de Meteorologia, os Agentes de Protecção Civil e demais entidades relevantes para a situação em apreço, emitindo os Comunicados Técnicos Operacionais que se julguem necessários.

DEPRESSÃO AVANÇA EM DIRECÇÃO AO SUL DE PORTUGAL

Chuva começa a avançar para o interior de Portugal