Pages

terça-feira, 27 de março de 2012

Resumo do dia

Céu limpo
Temperaturas: máx: 28,8C, min: 11,5ºC

Níveis de poeira na atmosfera ultrapassam limites desde sexta-feira


O nível de poeira na atmosfera em Portugal ultrapassa desde sábado passado o limite aconselhável para a saúde devido a um fenómeno climático arrastado do Norte de África, mas o Governo não lançou nenhum alerta.
O aviso foi avançado pelo coordenador da área do ar do departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL), Francisco Ferreira, citado pela Agência Lusa, que refere que o fenómeno deverá durar até ao próximo sábado.
"As estações de monitorização da qualidade do ar de todo o país revelam valores que estão a exceder os limites fixados pela legislação, não devido apenas à poluição relacionada com as atividades humanas, mas sem dúvida, resultado deste fenómeno, que já dura há uns dias".
Um fenómeno que é comum em ilhas como a Madeira, Cabo Verde e Canárias, mas mais invulgar em locais mais a norte.
"Em determinadas épocas do ano, há tempestades de areia que levam a que muitas poeiras sejam arrastadas pelo vento desde o Norte de África - estamos a falar principalmente dos desertos do Saara e do Sahel - até vários locais da Europa, mas principalmente à Península Ibérica", explicou Francisco Ferreira.
"Em determinadas circunstâncias, estas poeiras podem ser arrastadas para bem mais longe e foi isso que aconteceu", disse, adiantando que "os ventos trouxeram estas partículas do Norte de África e, (no sábado, isso) coincidiu com alguma chuva", tendo-se feito notar pela sujidade e pó que deixou sobretudo nos automóveis.

DIA 4 DE ABRIL - PREVISÃO ESPECIAL FESTAS DE SERPA EM HONRA DE N.S. GUADALUPE 2012