Pages

terça-feira, 28 de junho de 2011

Céu pouco nublado, apresentando nevoeiro até ao início da manhã
Temperaturas: máx - 35ºC, min - 18,9ºC
O que é uma FRONTOGÉNESE?

RESPOSTA: 
É o processo de formação de uma frente ou intensificação de uma frente existente. 
Isto acontece quando duas massas de ar adjacentes que exibem densidades e temperaturas diferentes se encontram pela acção dos ventos, criando uma frente. 
Pode acontecer quando qualquer uma das massas de ar, ou ambas se movem sobre uma superfície que fortalece suas propriedades originais. É comum nas costas orientais da América do Norte e da Ásia, quando a massa de ar que se move sobre o oceano tem uma fronteira fraca, ou nenhuma fronteira distinta. 
Oposto de frontólise.
Nebulosidade no sul de Portugal

Espanha continua em aviso devido ao calor

TEREMOS TROVOADA NO DOMINGO??
O que é uma FRONTOGÉNESE? 


Céu limpo, apresentando nevoeiro durante a manhã
Temperaturas: máx - 35ºC, min - 19ºC
SISMO EM PORTUGAL

O Instituto de Meteorologia informa que no dia 28-06-2011 pelas 03:15 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 2.7 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 14 km a Sudoeste de Vila do Conde.


Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) na região da Maia. Foi ainda sentido com menor intensidade nos concelhos de Matosinhos, Vila do Conde, Gondomar e Porto.