Pages

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Chuviscos no Alentejo

Uma superfície frontal de fraca actividades está a provocar esta noite chuvisco no Alentejo!

TEMPO MUITO FRIO EM PORTUGAL CONTINENTAL


2012-02-01 (IM)
A ação de um anticiclone localizado na Europa central que transporta na sua circulação uma massa de ar muito frio e seco, com trajeto continental, deverá afetar o estado do tempo no território do continente já a partir de amanhã no interior Norte, estendo-se na sexta-feira a todo o País.
O Centro de Previsão do Tempo do Instituto de Meteorologia confirma assim a informação veiculada na passada segunda feira, prevendo uma descida da temperatura mínima entre os 5ºC e os 8º C em todo o território, a partir de dia 3 sexta-feira.
Desta forma, prevê-se na madrugada de sábado, a ocorrência dos valores mais baixos da temperatura mínima, a qual deverá atingir os -8ºC em Bragança, -1ºC no Porto , -7ºC nas Penhas Douradas , 2ºC em Lisboa , -2ºC em Beja  e 3ºC em Faro.
O vento deverá soprar fraco a moderado de nordeste, o que se traduz num aumento da sensação de desconforto térmico, em especial nas terras altas, onde se prevê que soprará moderado a forte.
O IM prevê que esta situação de tempo frio se mantenha para os dias seguintes, ainda que a partir de dia 5, domingo, se espere um ligeiro aumento gradual da temperatura mínima, devendo no entanto continuarem a observar-se valores de temperatura muito baixos, não sendo previsível que se venham a bater os mínimos absolutos.
Estas condições poderão potenciar a possível entrada em onda de frio de várias estações que actualmente já se encontram próximo de satisfazer os requisitos da Organização Meteorológica Mundial, nomeadamente nas regiões norte e centro.
Esta situação de tempo muito frio associada a valores muito baixos de humidade do ar poderá criar condições para a ocorrência de geada negra em algumas regiões do território.
O IM sugere o acompanhamento desta informação através da sua Pagina WEB e a adoção das recomendações difundidas pelas autoridades de proteção civil e saúde.

PORTALEGRE, ÉVORA E BEJA EM AVISO LARANJA

OS DISTRITO DE PORTALEGRE, ÉVORA E BEJA ESTÃO EM AVISO LARANJA DEVIDO AO FRIO QUE SE PREVÊ A PARTIR DE SEXTA-FEIRA

Alentejo sem chuva até PELO MENOS DIA 17 DE FEVEREIRO

Nos próximos dias uma massa de ar frio siberiano vai chegar a Portugal  trazer-nos uma acentuada descida das temperaturas máximas e mínimas, no entanto vamos continuar sem chuva significativa no Alentejo!
O Anticiclone dos Açores vai continuar posicionado cobre Portugal e vai continuar a servir de "Barreira Anti-chuva" pois impede que as depressões e frentes que provocam chuva, cheguem a Portugal!

DGS divulga série de recomendações para enfrentar o frio

A Direção Geral de Saúde (DGS) divulgou hoje uma série de recomendações para enfrentar a descida acentuada da temperatura em Portugal continental, que vai ocorrer a partir de sexta-feira.
Depois do anúncio do Instituto de Meteorologia de que os valores das temperaturas vão descer em média seis graus centígrados, a DGS lembra que a exposição ao frio pode ter consequências graves para a saúde.
"Os problemas de saúde mais comuns diretamente associados ao frio são o enregelamento e a hipotermia", refere a DGS, que para além de recomendações gerais lança ainda avisos para os grupos vulneráveis.
Lembrando que "o frio é também responsável pelo agravamento de doenças, particularmente, cardíacas e respiratórias", a DGS recomenda que a temperatura da casa deve ser mantida entre os 19 ºC e os 22 ºC.
A DGS pede igualmente que não se utilizem fogareiros a carvão.
De forma a proteger as pessoas sós ou isoladas, a DGS lembra que os familiares, amigos e vizinhos têm um papel importante e pedem que se faça um telefonema ou exista um contacto pelo menos uma vez por dia.
Para aumentar a capacidade de enfrentar o frio, a DGS recomenda uma exposição controlada ao frio, utilizando duches frios inicialmente rápidos, após o banho quente.
Relativamente à alimentação, a DGS aconselha a ingestão de sopas e bebidas quentes, como leite ou chá, e também, se a saúde o permitir, alimentos calóricos como chocolates, azeite, frutos secos.
Entre outras recomendações, a DGS pede que se evite entrar e permanecer em locais fechados e com grande concentração de pessoas, onde se transmitem os vírus, em particular, a gripe e o contacto com outras pessoas doentes.
A DGS sublinha que os grupos mais vulneráveis ao frio são os bebés e pessoas idosas já que são muito suscetíveis e não têm grande perceção das alterações de temperatura, não sentindo muito frio no inverno, tal como não sentem muito calor no verão.
A informação, divulgada na página de Internet da DGS, pede ainda atenção aos avisos das Autoridades de Saúde, do Instituto de Meteorologia e da Autoridade Nacional de Protecção Civil.
AGÊNCIA LUSA 

ÚLTIMA HORA - ESPANHA EM ALERTA VERMELHO

ALGUMAS REGIÕES DO NORTE DE ESPANHA VÃO ESTAR SEXTA-FEIRA EM AVISO VERMELHO DEVIDO AO FRIO!

TEMPERATURAS NEGATIVAS CHEGAM JÁ SEXTA-FEIRA

PREVISÃO INSTITUTO DE METEOROLOGIA