Pages

quarta-feira, 7 de março de 2012

Domingo será o dia mais quente

No seguinte mapa com as temperaturas previstas vemos que os termómetros vão ultrapassar largamente os 20ºC, sendo que na região do Ribatejo e interior do Baixo Alentejo devem mesmo ultrapassar os 25ºC

Mais um dia de nuvens altas

Resumo do dia

Céu muito nublado por nuvens altas, apresentando-se pouco nublado durante a tarde 
Temperaturas: máx: 23,3ºC, min: 5,8ºC

NÃO CHOVE EM SERPA HÁ:

Termómetros vão ficar um pouco acima da média normal para março


O aumento das temperaturas previsto para os próximos dias em Portugal continental fará com que os termómetros fiquem um pouco acima das médias normais para o mês de março, disse hoje à agência Lusa fonte do Instituto de Meteorologia.


Segundo a meteorologista Joana Sanches, até sexta-feira está previsto  um "aumento gradual" das temperaturas que devem subir, nalguns casos, "entre  os quatro e os cinco graus". 
"Em relação ao que nós usamos como normais de referência da década de  1961-1990. Se vierem a registar-se estes valores, elas (as temperaturas)  estão um bocadinho acima das médias normais para o mês de março", afirmou.
As temperaturas máximas previstas hoje em Portugal continental são de  20 em Lisboa, 18 no Porto e 21 em Faro. 
"Nós voltamos a ter um anticiclone localizado a Norte, Noroeste do território.  Voltamos a ter situações de céu pouco nublado ou limpo e uma massa de ar  um bocadinho mais quente nos próximos dias, que se vai sentir hoje e levar  ao aumento das temperaturas nos próximos dias", explicou. 
O mês de fevereiro foi o mais seco dos últimos 81 anos em Portugal Continental,  caracterizando-se como "excecionalmente frio" e pela "quase ausência de  precipitação", indicou o Instituto de Meteorologia (IM). 
Segundo aquele organismo, Fevereiro registou um valor de precipitação  cerca de 50 vezes inferior ao valor normal, o que permite classificar o  último mês como "extremamente seco", colocando-o como o mais seco desde  que se iniciaram os registos continuados de observação, em 1931. 
O Instituto de Meteorologia adianta que em consequência da quase ausência  de precipitação em fevereiro, a situação de seca meteorológica intensificou-se  em todo o país, encontrando-se no final do mês a totalidade do território  continental em situação de seca severa (68 por cento) e extrema (32%), os  dois níveis de maior severidade deste fenómeno climático.

SIC NOTÍCIAS