Pages

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Céu muito nublado por nuvens altas
Temperaturas: máx - 37,8ºC, min - 21,2ºC
SISMO DE 6,7 NA ESCALA DE RICHTER ABALA CANADÁ E EUA  

Tempo para amanhã no concelho de Serpa

AS TEMPERATURAS PODEM SER ATÉ 2ºC SUPERIORES AO PREVISTO

Tempo para amanhã Concelhos do Litoral Alentejo


MARGEM ERRO 2ºC

Tempo para amanhã Concelhos Distrito de Portalegre


MARGEM ERRO 2ºC

Tempo para amanhã Concelhos Distrito de Évora


MARGEM ERRO 2ºC

Tempo para amanhã Concelhos Distrito de Beja


MARGEM ERRO 2ºC
Cem bombeiros tentam impedir fogo de atingir aldeias

Chamas avançam em quatro frentes, numa área de pinhal e mato, em Sabrosa


Cem homens, apoiados por quatro meios aéreos, estão a combater um incêndio que avança com quatro frentes ativas numa aérea de pinhal e mato e se está a aproximar de duas aldeias de Sabrosa.

O comandante distrital de operações de socorro de Vila Real, Carlos Silva, disse à Agência Lusa que o fogo está próximo das aldeias de Paredes de Arcã e Vilarinho de Parada, no concelho de Sabrosa. A complicar a ação dos homens, acrescentou, está o «vento forte» e a «orografia do terreno».

O fogo deflagrou às 13:11, numa zona de mato perto de Lamares, concelho de Vila Real, atingindo, entretanto, também uma área de pinhal. 

No local estão 96 bombeiros e cinco sapadores florestais, que contam com o apoio de 26 viaturas, dois helicópteros bombardeiros pesados e dois aviões bombardeiros médios anfíbios.

No distrito de Vila Real, os bombeiros combatem ainda um outro incêndio que está a queimar uma área de mato desde as 12:33 na Quinta de Jales, concelho de Vila Pouca de Aguiar. No local estão 47 bombeiros e 12 viaturas.

TVI24.PT
E O VERÃO DURA, DURA, DURA.....

AGOSTO COM GRANDE VARIABILIDADE NAS CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS2011-09-08 (IM)
A variabilidade na localização e na intensidade de diversos núcleos anticiclónicos no Atlântico norte permitiram a aproximação de depressões à região noroeste do continente, fez com que o mês de agosto se caracterizasse por grandes variações na temperatura do ar e na precipitação.
Esta variabilidade nas condições meteorológicas originou períodos de temperaturas altas e situações de aguaceiros e trovoadas que alternaram com períodos de temperaturas baixas e períodos de chuva.
Apesar desta variação na temperatura do ar, os valores médios para o continente situaram-se próximos dos valores normais de 1971-2000, com o valores médios da temperatura máxima, média e mínima do ar a apresentarem as anomalias de +0.11ºC, +0.09ºC e +0.06ºC, respectivamente.
Em agosto não se registou nenhuma situação de onda de calor, no entanto, realçam-se 2 períodos (entre 10 e 13 e entre 19 e 21) com persistência de temperaturas elevadas que atingiram em alguns locais, particularmente no interior, valores superiores a 40ºC. Salientam-se ainda as temperaturas mínimas ocorridas entre os dias 26 e 29, com valores abaixo dos 10ºC, situação que se deveu à entrada de uma massa de ar polar.
O valor médio de precipitação foi de 15.5 mm, valor superior ao normal 1971-2000 (13.7mm), o que classifica o mês como normal a chuvoso em quase todo o território, com exceção de algumas regiões do sul em que foi classificado como chuvoso.
- Ver Relatório Clima Agosto 2011
DESCIDA DA TEMPERATURA MÁXIMA NO FIM DE SEMANA2011-09-09 (IM)
De acordo com o Centro de Previsão do IM, o estado do tempo para o fim de semana será influenciado pela passagem de uma superfície frontal durante a madrugada e manhã de sábado.
Deste modo, a previsão para sábado aponta para uma diminuição significativa da temperatura máxima, na ordem dos 7º C em grande parte do território, à excepção de Viana do Castelo, Porto e Algarve, onde esta será menos significativa, para um aumento da nebulosidade e para ocorrência de precipitação fraca, em particular a norte do alinhamento montanhoso Sintra-Estrela.
No domingo haverá já uma ligeira subida da temperatura máxima na região do litoral centro. Há possibilidade de ocorrência de precipitação fraca na região do Minho.
Com a intensificação do anticiclone dos Açores, prevê-se um aumento significativo da temperatura máxima para segunda e terça feira.
Céu muito nublado por nuvens altas
Temperaturas: máx - 38ºC, min - 21ºC