Pages

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

ÚLTIMA HORA - CALOR PODERÁ VOLTAR

Segundo as últimas previsões existe possibilidade de as temperaturas na ordem dos 27ºC voltarem ao Alentejo no final do mês; vamos continuar a acompanhar esta situação!
SERPA:

Portugal poderá ser atingido por uma CICLOGÉNESE EXPLOSIVA

Segundo as ultimas previsões Portugal será afectado, a partir de Domingo, por um depressão bastante cavada, contudo neste momento existe a possibilidade de , a partir dessa depressão, se formar uma 2º depressão que poderá ser uma CICLOGÉNESE EXPLOSIVA!
Uma situação de ciclogénese explosiva caracteriza-se por um decréscimo muito acentuado da pressão atmosférica no centro da depressão num curto período de tempo, causando chuva forte , vento forte, trovoadas e granizo!

Norte de Portugal e Espanha poderá ter chuva torrencial

Segundo as últimas previsões Galiza, norte de Espanha, e o norte de Portugal como por exemplo Viana do Castelo,poderão acumular quantidades de precipitação impressionaste, que podem chegar aos 100 mm em 6 horas!

Previsão IM para domingo

Primeiras chuvas: actue preventivamente!




As primeiras chuvas de Outono são geralmente responsáveis pelo arrastamento e concentrações de resíduos sólidos em locais inadequados (sarjetas, sumidouros, valetas) originando acumulações de águas pluviais que poderão provocar cortes de vias de comunicação, inundações nos pisos mais baixos de edifícios e outras situações.

Estando os Serviços Municipais de Proteção Civil encarregues da limpeza e desobstrução de sumidouros, valetas e outros canais de drenagem, entre outras medidas estruturais, aos cidadãos competirá tomar atitudes proativas, assegurando por exemplo a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais dos quintais ou varandas, e a limpeza de bueiros, algerozes e caleiras dos telhados de habitações.

Para o esclarecimento de dúvidas, contacte o seu Serviço Municipal de Proteção Civil.

MUDANÇA BRUSCA DE TEMPO NO CONTINENTE A PARTIR DO FIM DE SEMANA



chuva2011-10-21 (IM)
De acordo com as previsões elaboradas pelo Centro de Análise e Previsão do Instituto de Meteorologia, I.P., o estado do tempo sofrerá alteração significativa a partir de amanhã, sábado, dia 22. Deve-se esta alteração à existência de uma depressão que se encontra localizada a sul do Algarve e que se deslocará durante o dia de amanhã para o interior da Península Ibérica, provocando para amanhã sábado, céu muito nublado nas regiões do interior sul, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos por vezes acompanhados de trovoada, estendendo-se esta situação no final do dia ao norte do território. Prevê-se igualmente uma ligeira descida na temperatura máxima, em especial nas regiões do interior.

A partir de domingo, 23 de outubro, o tempo em Portugal Continental passará a estar influenciado por sistemas depressionários, com superfícies frontais associadas, localizados entre a Galiza e as Ilhas Britânicas, que acentuarão a mudança significativa do estado do tempo.

Assim, domingo, 23 de outubro, um sistema frontal deverá dar origem à ocorrência de precipitação no litoral, no início da tarde, que se estenderá gradualmente a todo o País e que ao final da tarde e madrugada de segunda-feira, poderá ser forte e acompanhada de trovoada e granizo. O vento irá aumentar gradualmente de intensidade ao longo do dia, sendo moderado a forte e nas terras altas forte a muito forte, com rajadas da ordem dos 100km.

Após a passagem deste sistema frontal prevê-se a ocorrência de aguaceiros que poderão ser de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela e uma acentuada descida da temperatura, em especial da máxima, na segunda-feira, com valores no norte e centro a variar entre 12ºC e os 15ºC e no sul entre os 16ºC e os 18ºC. A partir de terça-feira, dia 25, prevê-se uma acentuada descida da temperatura mínima que poderá atingir valores abaixo dos 5ºC nalguns locais do interior norte e centro.

Prevê-se que estas condições do estado do tempo, caraterizadas por precipitação por vezes forte e temperaturas consideravelmente inferiores às que se têm registado nos últimos dias, se mantenham durante a semana, esperando-se designadamente para quarta-feira e quinta-feira, dias 26,e 27, a ocorrência de mais um episódio de precipitação forte associado à passagem de novo sistema frontal no território do continente.

O IM sugere o acompanhamento da situação através da sua página de Internet www.meteo.pt


PORTUGAL COBERTO DE CHUVA

IM

Agência estatal de meteorologia Espanhola prevê primeiro temporal do Outono




Primer temporal atlántico del otoño
Información elaborada el 20 de octubre de 2011
A partir del próximo domingo, día 23, se espera la llegada de lluvias generalizadas a, prácticamente, todo el país. La Península y Baleares quedarán bajo la influencia de una profunda borrasca atlántica, con un sistema frontal muy activo que barrerá la Península, de oeste a este, entre el domingo y el lunes; el frente se situará sobre el Mediterráneo al final del lunes y afectará de forma ligera al archipiélago canario.
Las precipitaciones serán prácticamente generalizadas y, en general, moderadas, pudiendo ser ocasionalmente fuertes y persistentes en algunas zonas, sobre todo, en el tercio occidental y en áreas del nordeste peninsular; las lluvias serán más débiles y dispersas en puntos del sureste de la Península.
Antes de la llegada de este frente activo, se espera que la atmósfera comience a inestabilizarse a lo largo del sábado por el suroeste peninsular, con precipitaciones localmente moderadas en el sur y suroeste y que se irán extendiendo hacia el interior peninsular.
Otro elemento importante a tener en cuenta será el viento, que soplará de componente Sur el domingo, moderado o fuerte y con rachas muy fuertes en los litorales de Galicia, de Andalucía occidental y del Cantábrico oriental así como en zonas altas del tercio occidental peninsular, girando, a lo largo del lunes, a componente Oeste y con tendencia a ir disminuyendo.
A partir del martes 25 y los días sucesivos, es muy probable que continúe el flujo atlántico con el paso de nuevos sistemas frontales, dando lugar a precipitaciones, más frecuentes en puntos del oeste peninsular.

MONTALEGRE COM QUASE 1ºC ÀS 7H

FONTE: IM

Resumo do dia

Céu limpo
Temperaturas: máx - 32,8ºC, min - 13ºC

Chuva vai atingir inicialmente o sul do país

Previsão IM

LITORAL ALENTEJANO VAI SER A ZONA MIAS AFECTADA

Segundo as ultimas previsões o litoral Alentejano será a zona mais afectada pela instabilidade de Segunda-feira.
Por exemplo para Santiago do Cacem prevêem quantidades de precipitação que podem chegar aos 28mm em 3 horas:
Vamos continuar a acompanhar esta situação ao longo dos próximos dias!