Pages

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

RESPOSTA Á PERGUNTA DO DIA

Coalescência é o processo em que duas ou mais partículas ou gotículas  se fundem, formando apenas uma única gotícula . Em meteorologia, é um dos principais processos na formação de chuvas. As pequenas gotículas são arrastadas pelos ventos ascendentes e descendentes no interior de uma nuvem, colidindo e coalescendo-se. Quando as gotículas  se tornam muito grandes para serem sustentados pelas correntes de ar, começam a cair em forma de chuva . Este processo também acontece com outros fenómenos atmosféricos , tais como a neve e o granizo.

MUITO BOA NOITE  A TODOS DEVIDO ÁS ELEVADAS TEMPERATURAS QUE SE VIVEM EM PORTUGAL CONTINENTAL, RESOLVI PUBLICAR ESTE ESPECIAL CALOR ONDE IREI PUBLICAR ALÉM DAS MÁXIMAS DOS ÚLTIMOS DIAS EM SERPA, COMPARAÇÕES RELATIVAS A ANOS ANTERIORES.

TEMPERATURAS EM SERPA DE 21 A 25 DE FEVEREIRO:
DIA 21 - 22,7ºC
DIA 22 - 23,6ºC
DIA 23 - 26,7ºC
DIA 24 - 29,6ºC
DIA 25 - 27,8ºC

COMPARAÇÃO DAS TEMPERATURAS EM FEVEREIRO 
(2009/2010/2011(ATÉ HOJE))  
 MEDIA DAS MÁXIMAS:
2009 - 18,5ºC
2010 - 14,7ºC
2011 - 21,6ºC

A ESTAÇÃO DO SAGRA DE SERPA,EMBORA TENHA REGISTADO VALORES MAIS BAIXOS QUE A MINHA ESTAÇÃO, REGISTOU ONTEM 24,8ºC.
TENDO EM QUE QUE O VALOR MÁXIMO REGISTA EM FEVEREIRO EM BEJA É DE 24,5ºC, SE EM SERPA O MÁXIMO NÃO FOI ATINGIDO ESTEVE LÁ PERTO.
A MINHA ESTAÇÃO ATINGI-O O MÁXIMO DESDE QUE TENHO REGISTOS (2006)

POR FIM ESTOU EM CONDIÇÕES DE AFIRMAR QUE ONTEM SERPA FOI UMA DAS REGIÕES, SENÃO MESMO A REGIÃO, MAIS QUENTE DE PORTUGAL .

PREVISÃO SAZONAL PRIMAVERA 2011 POR:SERINGADOR


Caros Membros

Como vem a ser hábito nos últimos anos neste mês de Fevereiro, publico a previsão sazonal da Primavera 2011, para um melhor planeamento com a pouança de recursos e de tempo.

PREVISÃO PRIMAVERA 2011
Bem com a proximidade de chegada da Primavera climática, coloco a minha previsão para a referida estação do ano.
Este ano 2011, espero uma Primavera algo Algo Seca e Fresca, sendo mais Seca a meio e Instável no Início e fim, a ter em conta a altura do ano em que se farão sentir denotando assim um mau ano agrícola, em especial para a fruta e culturas de sequeiro.
Espero em meados da estação, uma situação de algum calor primaveril, a convectividade poderá surgir somente no mês de Maio. Todavia, mais uma vez as regiões a Sul da Ibéria, incluindo as Ilhas, isto não só para Portugal, poderão registar Precipitação acima da média.
No geral também serão muitos, os dias de nevoeiro e nebulosidade, que não querem forçosamente dizer muita precipitação, além de um Abril um pouco Ventoso…
 
Uma fase que estamos assistir a um ligeiro enfraquecimento da La Niña, mas que continuará as ser um evento Moderado e a partir de Maio, embora un declínio seja esperado mais para a frente (no Pico do Verão)... poderá fazer com que seja uma estação Fresca de início e Amena no Fim, deixando caminho para um Verão algo Quente, ...mas isso serão outras conversas…
 Março 2011
Neste mês, espero uma 1ª quinzena mais estável, aumentando a instabilidade à medida que o mês passa. Depois do Anticiclone poderá impor-se em cima da Ibéria alguma ciclogénese, mas nada de muito permanente, porque a variabilidade atmosférica neste mês será rainha á semelhança do ano passado. Contudo, a instabilidade de Março e sem um Anticiclone potente, poderá levar a flutuações da corrente de Jacto, ao nível da latitude, à medida que atravessa o Atlântico mais para o fim do mês, diminuindo um pouco a instabilidade para a recta final, com alteração para um padrão anticiclónico.

1ª Quinzena
Na 1ª semana de Março irão prevalecer períodos de grande variabilidade atmosférica, alguma frescura e uma ou outra superfície frontal.
Ao entrarmos na 2ª Semana, iremos assistir no continente a um período de com numa situação com alguma severidade para essa semana com uma alteração do padrão para o fim.

2ª Quinzena
Nesta 2ª segunda quinzena, espero uma precipitação na média, assim como temperaturas na média, apesar de que no meio do mês a instabilidade, pode dar da sua graça nesta 3ª semana, com a passagem de superfícies frontais do quadrante N/NW, com alguma actividade mas, com um desconforto térmico considerável, podendo afectar as terras altas com neve.
 Assim, na última semana e iremos assistir a uma diminuição da instabilidade e eventual passagem para uma influência anticiclónica.

Abril 2011 
Neste mês, prevejo mais uma vez um mês mais calmo que o habitual (pior que no ano 2010), com Precipitações Abaixo da Média, mas com a anomalia Positiva da Temperatura, mais por consequência de um domínio das altas pressões, que somente num ou outro caso poderão permitir pequenos fluxos de Noroeste, embora com muito vento de Norte e dias sem precipitação, principalmente na 2ª metade do mês.

1ª Quinzena
Para a 1ª semana, existe a possibilidade de passagem de uma ou outra situação convectiva, mas com uma corrente de jacto mais a Norte, poderá potenciar um Anticiclone dos Açores, para o fim, com apenas alguma nebulosidade e nevoeiros.
No entanto para a 2ª semana poderá existir uma melhoria e até mesmo uma transição para um domínio anticiclónico e um arrefecimento em geral devido a ventos de Norte, bons para o Peixe e com bons estados de tempo.

2ª Quinzena 
Na 3ª semana poderemos ter mais uma vez, um predomínio anticiclónico e mesmo algum calor fora de época, para lembrar um pouco o Verão.
Todavia, para o fim do período da 4ª semana, iremos provavelmente assistir a uma consequência do calor anterior, propício para a formação de trovoada, causado também por um fluxo de Sul ou Leste, trazendo consigo precipitação convectiva em quantidades apreciáveis.

Maio 2011
Neste mês existem grandes probabilidades da Precipitação ficar na Média e com Temperaturas também próximas da Média, salvo para o início do mês onde espero instabilidade fluxo Zonal, afectando as temperaturas de uma forma negativa e precipitações intensas. 
Para a 2ª quinzena, fortes possibilidades de uma prevalência com influência de uma crista anticiclónica que se poderá prolongar até fim do mês, embora considere que, uma ou outra flutuação da mesma poderá criar condições propícias à formação de trovoadas devido entrada de fluxos de Sul.

1ª Quinzena
Durante a 1ª semana, prevalecerá a continuação de alguma instabilidade associada à actividade convectiva com massa de ar Fria e Instável ou probabilidade de influência de uma Depressão despegada do braço principal do Jacto, Nesta semana, as temperaturas poderão situar-se abaixo da média.                                                          
Na 2ª semana uma alteração para uma a influência do Anticiclone dos Açores e uma sucessão de bons estados de tempo, existindo uma grande amplitude térmica.

2ª Quinzena
Na 3ª semana continuação da instabilidade actividade convectiva e probabilidades de ocorrência de precipitação e Trovoadas, embora por breves dias e mais no Interior e Sul.
Na última semana, um cheirinho a Verão com uma crista anticiclónica a permitir algum ar quente de Sul possa chegar à Ibéria.

Resumindo, uma Primavera inicialmente fresca, mas depois no contexto geral será Amena e um pouco Seca, com a excepção do mês de Março e 1ª quinzena de Maio, onde espero alguma instabilidade, que poderá deixar marcas e notícias devido à sua Natureza. 
Existem ainda grandes probabilidades de uma elevado número de dias com Nevoeiros, e poderá ser marcado por uma precipitação ligeiramente abaixo da média (culpa de um Abril eventualmente Seco) e temperaturas na média, excepto Março e início de Maio onde se situarão abaixo da média.
                                          
Nota: Ressalvo que estes dados são meramente indicativos e resulta de um conjunto de dados e observações climáticas, onde existe uma componente de dados com diferentes pesos, onde destaco, médias, últimos 5 anos, SST, NAO, ENSO, além de outros dados.
Melhores cumprimentos, 
Autor:Mário Marques
Copyright © Meteoiberia.com 2007-2011
DIVULGUEM AQUI AS VOSSAS TEMPERATURAS DE HOJE DE MODO A PODER-MOS DIVULGAR TEMPERATURAS MÁXIMAS DE HOJE EM TODO O PAIS 
NESTE MOMENTO EM SERPA AINDA 20,2ºC

METEO@LENTEJO RECEBE ELOGIOS POR PARTE DE UM FORISTA DO METEO.PT

.... pelo entusiasmo que a cada dia pões na divulgação do teu blog (e confesso que ao principio desconfiei um pouco do futuro do mesmo, nem sei bem porquê. Mas achei que era o furor do momento e depressa se apagaria) e pelo dinamismo que sempre lhe colocas a cada sondagem e desafio que colocas aos visitantes do mesmo, posso afirmar sem medo a errar que és um grande entusiasta da meteorologia e isso é comum à maioria de nós!


O METEO@LENTEJO AGRADECE POIS É GRAÇAS A PESSOAS ASSIM QUE EXISTIMOS .
MUITO OBRIGADO 
ESTE FIM-DE-SEMANA EM SERPA VISITEM A X FEIRA DO QUEIJO DO ALENTEJO

HOJE A PARTIR DAS 21H

AJUDEM-NOS A CONSTRUIR ESTE ESPACIAL PARTILHANDO AS VOSSAS TEMPERATURAS MÁXIMAS DE HOJE
   

         QUE CALOR!!!!!!!!
       NESTE MOMENTO EM SERPA - 26,2ºC
TEMPERATURAS MANTÊM-SE ELEVADAS PARA A ÉPOCA DO ANO.
QUAL A MÁXIMA QUE ATINGIRAM HOJE?
PARTILHEM AQUI AS VOSSAS TEMPERATURAS MÁXIMAS DE HOJE.

NESTE MOMENTO EM SERPA 26ºC
MÁXIMA ATÉ AO MOMENTO 27,6ºC
Céu limpo
Temperaturas: máx - 29ºC , min - 10ºC