Pages

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Céu muito nublado, tornando-se gradualmente limpo a partir do final da manhã
Chuvisco durante a manhã
Temperaturas: máx - 33,9ºC, min - 19ºC
"IRENE" ATINGE COSTA DOS EUA COM CATEGORIA 2

ÚLTIMA HORA - FURACÃO IRENE

Furacão Irene perde um pouco de
força, mas já atinge a costa dos EUA

Prefeito de Nova York ordenou esvaziamento da cidade


O furacão Irene perdeu um pouco de sua força, mas já provoca fortes ventos na costa da Carolina do Norte e da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, disse o Centro Nacional de Furacões (CNF) nesta sexta-feira (26).
O centro da tempestade, na categoria 2 da escala Saffir-Simpson (que vai até 5), está localizado cerca de 480 km a sul-sudoeste do cabo Hatteras, na Carolina do Norte, com ventos regulares que diminuíram de 165 para 155 km/h.
"Pouca mudança na força é a previsão antes da chegada do Irene à costa da Carolina do Norte. Algum enfraquecimento é esperado depois disso", afirmou o CNF.
Havia a expectativa de que o Irene continuaria sendo um ciclone tropical grande e perigoso, com potencial para produzir ventos, enxurradas e chuvas fortes praticamente em todo o trecho da costa entre a Carolina do Norte e a Nova Inglaterra.

Barack Obama alertou esta sexta-feira para a probabilidade de o furacão Irene, que se aproxima da costa Leste dos Estados Unidos, causar uma tempestade “histórica”. O mayor de Nova Iorque, Michael Bloomberg, já deu ordens para que sejam 
evacuadas partes da cidade..

O furacão Irene deverá atingir a costa Leste dos Estados Unidos durante o fim-de-semana, e em sete estados – Carolina do Norte, Maryland, Virgínia, Delaware, New Jersey, Nova Iorque e Connecticut – foi declarado o estado de emergência. Em Nova Iorque, o mayor Michael Bloomberg ordenou a evacuação obrigatória das regiões mais vulneráveis, o que deverá afectar pelo menos 250 mil pessoas.

Os transportes públicos irão encerrar a partir deste sábado, ao meio-dia. As áreas da cidade mais atingida serão Brooklyn, Queens, Staten Island, Battery Park City e a região financeira de Lower Manhattan.

O furacão deverá chegar neste sábado à Carolina do Norte, depois de a sua intensidade ter descido hoje para o nível 2 numa escala de cinco, com ventos de cerca de 169 quilómetros por hora.

Na cidade de Nova Iorque, o sistema de transportes ferroviários, incluindo o metropolitano, vai fechar a partir do meio-dia de sábado, anunciou o governador do estado Andrew Cuomo. Em Nova Iorque milhares de pessoas foram alertadas para abandonar as zonas junto à costa antes da chegada do furacão. A empresa ferroviária Amtrak cancelou jáalgumas viagens de comboio e o exército foi mobilizado em algumas regiões. As pontes da cidade de Nova Iorque serão encerradas se os ventos excederem 96 quilómetros por hora, disse Cuomo.

Em algumas regiões de Delaware, Maryland, New Jersey e Carolina do Norte estão já a decorrer evacuações forçadas. “Não esperem, não se atrasem. Esperamos que tudo corra pelo melhor, mas temos de estar preparados para o pior. Todos temos de encarar esta tempestade a sério. Se vos for dada uma ordem de evacuação, por favor sigam-na”, disse o Presidente norte-americano aos jornalistas a partir de Martha's Vineyard, o local onde se encontra de férias em Massachusetts. “Tudo aponta para que seja um furacão histórico”.

As previsões apontam para que o furacão se desloque em direcção a Washington e Nova Iorque. Nesta sexta-feira, a meio da tarde, estava a cerca de 550 quilómetros do Cabo Hatteras, na Carolina do Norte, a progredir a 22 quilómetros por hora. É enorme: tem um diâmetro de cerca de 820 quilómetros, o que representa cerca de um terço da costa Leste norte-americana (2675 quilómetros).

O furacão Irene poderá afectar cerca de 65 milhões de pessoas em várias cidades ao longo da costa, incluindo Washington, Baltimore, Filadélfia, Nova Iorque e Boston. “Haverá danos, só não sabemos a sua dimensão”, disse à Associated Press Craig Fugate, responsável da agência federal norte-americana para as situações de emergência (FEMA). A Cruz Vermelha já preparou diversos abrigos ao longo da costa. 
Fotografia de satélite do furacão Irene

JN

Tempo para amanhã Concelhos Distrito de Portalegre

Tempo para amanhã Concelhos do Litoral Alentejo

Tempo para amanhã Concelhos Distrito de Évora

Tempo para amanhã Concelhos Distrito de Beja

QUANDO A CHUVA PASSAR É A NOVA RUBRICA QUE ESTREIA BREVEMENTE...

Domingo está de volta a corrente de leste e as temperaturas deverão subir um pouco!
Céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade
Chuvisco durante a manhã  
Temperaturas: máx - 32ºC, min - 19ºC