Pages

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Céu geralmente limpo
Temperaturas: máx - 34,9ºC, min - 18,7ºC

O Instituto de Meteorologia informa que no dia 20-09-2011 pelas 20:25 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores, um sismo de magnitude 3.0 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 12 km a Sudoeste de S.Mateus (Pico).


Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima II (escala de Mercalli modificada) nas regiões de S.Mateus e Madalena na Ilha do PICO.


Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.

 Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação através da página do IM na Internet (www.meteo.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros (www.srpcba.pt).

A PARTIR DO PRÓXIMO DIA 27 DE SETEMBRO O METEO@LENTEJO DIVULGARÁ AS PREVISÕES PARA TODOS OS CONCELHOS DO ALENTEJO NOS SEGUINTE HORÁRIOS:

9H - PREVISÃO PARA O DIA ACTUAL
17H30 - PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE

Tempo para amanhã Concelhos Distrito de Portalegre

Tempo para amanhã Concelhos do Litoral Alentejo

Tempo para amanhã Concelhos Distrito de Évora

Tempo para amanhã Concelhos Distrito de Beja

BREVEMENTE

O verão continua.

As temperaturas vão manter-se próximas ou superiores a 30ºC

Satélite vai cair na Terra entre quinta e sábado em local desconhecido

O satélite pesa cerca de seis toneladas

O UARS, acrónimo para Upper Atmosphere Research Sattelite (Satélite de Investigação da Atmosfera Superior), pesa 5668 quilos e a NASA estima que há 26 peças que vão sobreviver à entrada na atmosfera que ao todo pesam 532 quilos. A peça mais pesada terá 158,3 quilos.

Os cientistas sabem que, devido à orbita onde o satélite se encontra, irá atingir uma região da Terra entre a latitude 57º Norte e 57º Sul, ou seja, todas as regiões habitadas do globo excepto o território a norte da latitude da Dinamarca. As 26 peças não vão cair todas na mesma região, a desintegração do satélite vai fazer com que elas se espalhem ao longo de 800 quilómetros.

Todos os dias a NASA vai actualizando a informação sobre a descida do satélite, a velocidade e o dia em que ele vai cair. Para já está previsto que seja a 23 de Setembro, na próxima sexta-feira, com um intervalo de mais ou menos um dia.

A NASA refere que desde o início da era espacial que máquinas maiores não comandadas já caíram na Terra e até agora não há registo de ninguém ferido ou morto por elas. Hoje, várias agências espaciais do mundo procuram construir satélites que reduzam o risco de vida humana durante a queda na Terra para um em 10.000.

O UARS foi lançado em 1991 para uma altitude de cerca de 575 quilómetros, onde esteve a medir a química da parte superior da atmosfera, e manteve as suas funções científicas até 2005. No final desse ano foi enviado para uma órbita mais inferior de cerca de 360 quilómetros de modo a acelerar a sua reentrada na Terra e evitar que se mantivesse muito tempo no espaço onde poderia colidir com outros satélites e multiplicar os pedaços de lixo espacial.

A NASA avisa ainda num comunicado para “não mexer, se encontrar algo que possa pensar ser uma peça do UARS” e para entrar em contacto com as autoridades locais e pedir ajuda
Céu limpo,apresentando períodos de maior nebulosidade durante a tarde 
Temperaturas. máx - 35ºC, min - 19ºC