Pages

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Protecção Civil emite aviso à população devido à chuva, vento e trovoada na quarta e quinta-feira

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) emitiu hoje um aviso devido à previsão de precipitação, vento e trovoada na quarta e quinta-feira, recomendando à população a adopção de medidas preventivas.
No aviso, a ANPC informa que, segundo o Instituto de Meteorologia, prevê-se para os dois dias «períodos de chuva na região sul, passando a regime de aguaceiros, com início na madrugada de quarta-feira, estendendo-se gradualmente à região centro, podendo ser, por vezes, fortes», em especial a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela.
«Existem ainda condições favoráveis à ocorrência de trovoada a partir da tarde, vento forte (até 50 km/h) do quadrante leste nas terras altas, tornando-se do quadrante sul a partir da tarde e agitação marítima na costa sul do Algarve, com ondas de sueste até 2,5 metros”, adianta o documento.
Segundo a Protecção Civil, perante estas condições meteorológicas são expectáveis vários efeitos, como «piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água», e a possibilidade de «cheias rápidas em meio urbano», devido à acumulação de águas pluviais ou insuficiência dos sistemas de drenagem.
A ANPC refere ser também possível inundações devido ao «transbordo de linhas de água em zonas historicamente mais vulneráveis» ou «danos em estruturas montadas ou suspensas».
O aviso adianta que estes eventuais impactos podem ser minimizados, recomendando à população que observe as medidas de autoprotecção para estas situações, em particular «nas zonas historicamente mais vulneráveis».
Entre as medidas preventivas está a «desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objectos que possam ser arrastados».
A fixação de estruturas soltas e a adopção de uma condução defensiva estão igualmente entre os conselhos da Protecção Civil.
A ANPC pede, ainda, à população um «especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a inundações rápidas», recomendando para que não pratique actividades ligadas ao mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e, mesmo, passeios à beira-mar.
Lusa/SOL

8 DISTRITOS EM AVISO AMARELO DEVIDO À PREVISÃO DE CHUVA FORTE

Avisos do Instituto de Meteorologia entram em vigor às 9h da manhã desta quarta-feira