Pages

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O ar frio está a chegar

WIND CHILL

  No inverno , o desconforto humano com o frio é aumentado pelo vento, que afecta a sensação de temperatura. O vento não aumenta apenas o arrefecimento por evaporação, devido ao aumento da taxa de evaporação, mas também aumenta a taxa de perda de calor sensível (efeito combinado de condução e convecção) devido à constante troca do ar aquecido junto ao corpo por ar frio. Ou seja o WIND CHILL, de uma forma resumida, é a sensação de frio sentida pelo ser humano!
Na seguinte tabela podemos que por exemplo or exemplo, quando a temperatura é -10ºC e a velocidade do vento é 30Km/h, a sensação de temperatura seria aproximadamente -19,5ºC:

GEADA NEGRA

Quando a temperatura do ar atinge os 0ºC ou valores inferiores, as gotas de orvalho congelam formando o que se designa por "geada". Mas quando o ar é extremamente frio e também extremamente seco e o vento tem uma intensidade moderada a forte, não existem condições para a formação de geada, pois o conteúdo em vapor de água atmosférico é muito pequeno e porque o vento forte afasta rapidamente da proximidade das plantas o vapor de água proveniente da transpiração das plantas. Neste caso, em vez de se formar uma película de gelo sobre a planta (geada) dá-se a congelação interna da planta (da seiva), a planta fica escura, queimada, e morre. É este fenómeno que se designa por “geada negra”. 
Nas próximas noites existe possibilida de formação de geada que poderá ser negra!

Resumo do dia

Céu limpo, aumentando de nebulosidade a partir da tarde 
Temperaturas: máx: 17,7ºC,  min: 3,6ºC