Pages

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Alerta de protecção civil

Pombal 97 fm / Meteorologia – A Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC), tomando em consideração a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), acaba de lançar um aviso à população, por causa da previsão de agravamento das condições meteorológicas. 
 

O alerta da ANPC refere que é esperado, para as próximas 48 horas, “um agravamento das condições meteorológicas, associado à passagem de um centro depressionário”, que originará precipitação, vento forte e agitação marítima. Prevêem-se aumentos “da intensidade do vento para valores > 70km/h, com ocorrência de rajadas que poderão ser > 90km/h, em todo o litoral e terras altas e da  agitação marítima em toda a costa oeste para valores de 4 a 5 m”, para além da ocorrência de precipitação” que poderá ser forte (>20mm/3h) em especial nas regiões Norte e Centro”.
 
Como efeito expectáveis para tal situação, a ANPC diz que poderão ocorrer os seguintes efeitos: “Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água; possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem; possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis; danos em estruturas montadas ou suspensas; possíveis acidentes na orla costeira e inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem”.
 
Por tudo isto, a ANPC recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adopção de comportamentos adequados, pelo que recomenda a observação das principais medidas de autoprotecção para estas situações, nomeadamente: “Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objectos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas; adoptar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias; não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas; garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas; ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a inundações rápidas; não praticar actividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos na orla marítima e estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Protecção Civil e Forças de Segurança”.
 
Face à presente previsão, a ANPC determinou o “Estado de Alerta Especial (EAE), no Nível Amarelo, do Sistema Integrado de Operações de Socorro para o Dispositivo Integrado de Operações de Protecção e Socorro para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal entre as 08h00 do dia 18 de Janeiro, e as 24h00 de 19 de Janeiro, e o EAE, no Nível Azul, no mesmo período, para os restantes distritos”.

(N do R – Por decisão pessoal, este texto não se encontra escrito segundo o novo Acordo Ortográfico)

Resumo do dia

Céu muito nublado
Chuvisco
Temperaturas: máx: 17,6ºC, min: 12,5ºC

ÚLTIMA HORA - 16 DISTRITOS EM AVISO LARANJA E 2 EM AVISO AMARELO

Os distrito de Portalegre está em aviso LARANJA devido ao vento forte com rajadas que podem chegar aos 120 Km/h e em aviso AMARELO devido à chuva forte!
O distrito de Évora está em aviso AMARELO devido à chuva forte e o distrito de Beja está em aviso LARANJA devido ao vento com rajadas que pode atingir os 100 Km/h no litoral e em aviso AMARELO devido à chuva forte!
Esta aviso são emitidos pelo IPMA e entram em vigor  partir de amanhã à tarde/noite ( mais informações aqui )

Madrugada de sábado será o período mais crítico!

Na madrugada de sábado é quando se prevê que a depressão afecte com mais intensidade o território nacional!
O modelos meteorológico HILARM prevê às 7h da manhã quantidades de precipitação de 20mm em practicamente roda a metade oeste da Península Ibérica!

CICLOGÉNESE EXPLOSIVA VAI ATINGIR PORTUGAL

A partir de amanhã à noite a até ao meio dia de sábado Portugal continental será afectado por uma ciclogénese explosiva!
E o que é uma ciclogénese explosiva? Pois bem passamos a explicar:
Uma depressão considera-se ciclogénese explosiva quando a variação de pressão em 24 horas é superior 16,9 hPa (no caso de Serpa, cada localidade tem a sua variação)!
Para se saber se é ou não uma ciclogénese explosiva utiliza-se a seguinte expressão:


em que α é a latitude da localidade em questão ( no caso de Serpa a latitude é aproximadamente 37,56º)



Ora bem, aquando da passagem da depressão que nos vai afectar a partir de amanhã à noite vamos assistir em 24 horas a uma diminuição da pressão de 24,3hPa, daí considerar-se a depressão uma ciclogénese explosiva!
A passagem desta ciclogénese provocará chuva e ventos fortes e possibilidade de ocorrência de trovoadas!
Mapa de precipitação prevista para amanhã à meia-noite