Pages

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Céu limpo, apresentando-se muito nublado por nuvens altas até ao meio da manhã 
Temperaturas: máx - 35,2ºC, min - 18ºC
QUINTA CHOVE DE CERTEZA!
Previsões IM
A DEPRESSÃO QUE VAI TRAZER A CHUVA A PORTUGAL
ESTREIA DIA 1 DE SETEMBRO 

Tempo para amanhã Concelhos Distrito de Portalegre

Tempo para amanhã Concelhos Distrito de Évora

Tempo para amanhã Concelhos do Litoral Alentejo

Tempo para amanhã Concelhos Distrito de Beja

Precipitação prevista para quinta-feira (IM)

Tufão »Nanmadol» obriga a retirar oito mil pessoas

Fenómeno é considerado o mais forte desde 2009

As autoridades de Taiwan ordenaram esta segunda-feira a retirada de mais de oito mil pessoas no sul da ilha, o encerramento de escolas e suspensão de algumas ligações ferroviárias devido à aproximação do tufão «Nanmadol», o mais forte desde 2009, escreve a Lusa.

O Ministério da Defesa de Taiwan mobilizou milhares de soldados para as operações de retirada das populações.

O tufão, que causou no fim-de-semana 13 mortes nas Filipinas, chegou esta manhã à costa leste de Taiwan com ventos de 137 quilómetros por hora, segundo o serviço local de meteorologia, que indicou que o «Nanmadol» «é o pior tufão a atingir a ilha desde o Morakot», que causou 700 mortos ou desaparecidos em 2009.
TVI24.PT
Céu pouco nublado, apresentando-se temporariamente nublado por nuvens altas durante a manhã 
Temperaturas: máx - 35ºC, min - 18ºC
Depois da tempestade vem a bonança...
 Previsão IM
Irene já provoca estragos no Canadá

Cerca de 200 mil habitações no Québec ficaram sem electricidade. Morreram 21 pessoas nos Estados Unidos



Perto de 200 mil habitações da província do Québec ficaram, esta madrugada, sem electricidade devido à chegada da tempestade tropical Irene , escreve a Lusa.

A maioria das casas afectadas situa-se no sul da cidade de Montreal, a principal cidade do Québec, informou a eléctrica Hydro-Québec.O furacão Irene, que se transformou depois em tempestade tropical, deixou de ser tempestade cerca das 23h00 locais de domingo, altura em que se encontrava perto da fronteira canadiana.O rasto de destruição que deixou nos Estados Unidos é imenso e as primeiras contas, segundo a CNN, apontam para mil milhões de prejuízos. Ainda segundo a mesma notícia, morreram 21 pessoas nos oito estados norte-americanos por onde Irene passou.Há ainda cerca de 4,5 milhões de pessoas sem electricidade nos Estados Unidos.Enquanto se afasta das terras do «Uncle Sam», as cidades vão regressando à normalidade. Em Nova Iorque, os aeroportos devem todos reabrir  esta segunda-feira, tal como as viagens de metro devem ser retomadas.O Presidente dos Estados Unidos deixou Domingo um aviso aos norte-americanos. «Isto [o furacão Irene] ainda não acabou», declarou Obama numa conferência de imprensa de balanço sobre o impacto que o furacão, que entretanto passou a ser apenas uma tempestade tropical, teve ao chegar aos EUA.
TVI24.PT
Tempestade Irene enfraquece mais e José aumenta intensidade 

A tempestade tropical Irene, que tocou a terra neste domingo na 
cidade de Nova York, se enfraqueceu ainda mais em seu percurso pelo nordeste dos Estados Unidos, enquanto José, outra tempestade, aumentou sua intensidade no oeste do arquipélago das Bermudas.

Os ventos máximos sustentados de Irene caíram para 85 km/h e se prevê que seguirá perdendo força e se transformará em um sistema pós-tropical neste domingo à noite, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) em seu boletim das 18h (horário de Brasília).
Irene estava localizada nesse horário a 100 km ao sul de Rutland Vermont, aproximando-se do nordeste de Nova Inglaterra. Enquanto isso, o NHC informou que José, a décima tempestade tropical da temporada de ciclones do Atlântico que se formou neste domingo, está passando pelo oeste do arquipélago das Bermudas.
José ganhou força e seus ventos máximos sustentados subiram para 75 km/h, mas "se espera pouca mudança em sua intensidade e pode se enfraquecer na segunda-feira".
A tempestade está a 130 quilômetros ao noroeste das Bermudas e aumentou sua velocidade de translação a 28 km/h em direção ao norte e se espera que faça um gire rumo ao norte-nordeste.
Está vigente um aviso de tempestade tropical para o arquipélago das Bermudas e espera-se que José provoque chuvas torrenciais na região.
TERRA BRASIL