Pages

quarta-feira, 11 de maio de 2011

SISMO ESPANHA - ACTUALIZAÇÃO


O primeiro sismo em Lorca pode ter desencadeado o segundo


 O registo dos dois sismos no Instituto Geofísico do Infante D. Luiz, em Lisboa


O registo dos dois sismos no Instituto Geofísico do Infante D. Luiz, em Lisboa (D.R.)



Embora uma magnitude de 5,2 (segundo estimativas do Centro Sismológico Euro-Mediterrânico e do Instituto de Meteorologia de Portugal) não seja muito elevada, o facto de a ruptura na crosta terrestre que desencadeou o segundo abalo sísmico ter sido superficial – a apenas dez quilómetros de profundidade – tornou-o mais destrutivo.
“Como foi muito superficial, deve ter causado uma aceleração significativa. Isto quer dizer que os edifícios foram um bocado atingidos”, explica o geofísico Miguel Miranda, presidente do Instituto Geofísico do Infante D. Luiz, em Lisboa. 
Os dois sismos foram registados em Portugal, por exemplo pelas estações do Instituto de Meteorologia e do Instituto Geofísico do Infante D. Luiz. Eram 15h05 (hora de Lisboa, menos uma do que em Espanha) quando o Instituto Geofísico do Infante D. Luiz começou a registar as ondas sísmicas do primeiro tremor de terra (na imagem, o registo a azul). Às 16h47 começou a registar-se o mais forte (a vermelho). 
Os seus epicentros, em terra, ficam a poucos quilómetros um do outro, na Cordilheira Bética, que é uma zona sísmica. O primeiro sismo pode ter originado o segundo? “Pode”, responde 
Miguel Miranda. “Um pode ter desencadeado o outro.”


Público
Céu pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade alta.
Temperaturas: máx - 31ºC, min - 13,9ºC
Instabilidade a afectar nordeste Transmontano 

SISMO ESPANHA - FOTOS

Espanha: sismos sentidos em Lorca

Espanha: sismos sentidos em Lorca

Lorca depois dos sismos (foto @pacoperan)

FOTOS DO SITE TVI24

Cheias põem delta do Mississipi em alerta

Nível das águas do rio atingiu os valores mais altos dos últimos 70 anos

Os habitantes do Delta do Mississipi, nos Estados Unidos, preparam-se para chegada das cheias. O nível das águas do rio atingiu os valores mais altos dos últimos 70 anos e já afecta milhares de pessoas no Estado do Louisiana.
Toda a ajuda é pouca para proteger as habitações e, contra o avanço do rio Mississipi, até os detidos de um estabelecimento prisional ajudaram. Amontoam sacos de areia para proteger a localidade de Stephensville, no Louisiana.
A montante, o Mississipi já deixou debaixo de água a cidade de Memphis. Nas zonas mais baixas, as águas ultrapassaram os 14,60 metros, poucos centímetros abaixo das cheias de 1927. O rio deposita garrafas de plástico e muito entulho nas árvores e telhados das casas. Pelo menos 500 pessoas passaram a noite em abrigos.
Alimentado pelas chuvas, degelo e rios afluentes, o Mississipi inunda campos de algodão arroz e milho. Barack Obama já declarou cinco condados do Louisiana como áreas de calamidade.
TVI24

SISMO ESPANHA - ACTUALIZAÇÃO

O sismo que ocorreu esta tarde me Múrcia, Espanha  não foi sentido em Portugal. 
O que é o efeito Avalanche de Townsend ?
Dois sismos , um de magnitude, 5,1 e outro 4,4 na escala de Richert causaram a morte de pelo menos 10 pessoas em Murcia, Espanha.
Lorca fica no sudeste de Espanha
Vamos continuar a acompanhar esta situação. 

TEMPERATURA EM SERPA AS 17H

29,5ºC

TEMPERATURA EM SERPA AS 16H

30,5ºC
JÁ CHEGOU AOS 31ºC

TEMPERATURA EM SERPA ÁS 15H

30ºC

TEMPERATURA EM SERPA AS 14H

30ºC

Céu pouco nublado, apresentando-se temporariamente muito nublado com possibilidade de ocorrência de aguaceiros  e trovoada.
Temperaturas: máx - 30ºC, min - 14ºC