Pages

sábado, 22 de outubro de 2011

Chuva já esta a atingir o Baixo Alentejo

Precipitação prevista concelhos distrito Portalegre

Precipitação prevista concelhos Litoral Alentejano

Precipitação prevista concelhos distrito Évora

Precipitação prevista concelhos distrito Beja

Seca deixa à vista aldeia submersa

A aldeia galega de Aceredo, submersa desde a construção da barragem do Alto Lindoso, em 1992, emergiu devido à seca que assola a região do Minho. A albufeira da barragem igualou os mínimos históricos de armazenamento, atingindo os 29,2 por cento da capacidade máxima (a 30 de Setembro, o nível estava nos 42 por cento).


Segundo dados do Instituto de Meteorologia (IM), todo o território continental português está em situação de seca meteorológica. Em 8% do território, no litoral norte do País, a situação é mesmo de seca extrema, com os distritos de Viana do Castelo, Braga e parte do Porto, Vila Real, Coimbra e Aveiro a serem atingidos.
O Observatório de Secas indica ainda que, no final da primeira quinzena de Outubro, 22% do território continental estava em situação de seca severa, 35% em seca moderada e 35% em seca fraca.
Entre 1 e 15 de Outubro não choveu em todo o território de Portugal Continental, o que veio prolongar a seca que se tinha iniciado em Setembro. Além disso, a temperatura do ar, durante esse período, esteve muito acima do valor médio para a época, registando desvios superiores a cinco graus na maior parte das estações da rede do IM. Bragança (30,8 graus no dia 12), Lisboa (33,9 no dia 13), Anadia (35,8 graus no dia 13), Carrazeda de Ansiães (29,9 no dia 12) e Mirandela (33,9 graus no dia 5) atingiram valores históricos.
O presidente do Instituto da Água, Orlando Borges, sublinha ao Correio da Manhã que a situação mais preocupante se verifica nas pastagens e que o armazenamento das barragens está dentro dos valores médios.
O Instituto de Meteorologia prevê que a chuva regresse no domingo, acompanhada de descida acentuada das temperaturas máximas.
Correio da manhã

VENTO NA ORDEM NOS 100KM/H EM BEJA

Previsões actualizadas referem agravamento das condições metereológicas entre domingo e segunda-feira

Citadas pela Autoridade Nacional de Protecção Civil, as informações  do IM referem que o tempo em Portugal Continental será caracterizado por  chuva persistente e intensa, ventos fortes, agitação marítima na costa ocidental  e possível queda de granizo e trovoadas.  


Chuva e ventos fortes, agitação marítima, queda  de granizo e trovoadas deverão acontecer entre a tarde de domingo e o início  da tarde de segunda-feira, segundo informações atualizadas do Instituto  de Meteorologia (IM). 


Para segunda-feira, espera-se uma acentuada descida da temperatura.
A Proteção Civil refere que estas condições meteorológicas podem provocar  estradas escorregadias e lençóis de água, assim como cheias rápidas em meio  urbano. 
Outras das consequências podem ser inundações por transbordo de linhas  de água nas zonas historicamente mais vulneráveis e acidentes na orla marítima.
O alerta amarelo estará ativo desde as 12:00 de domingo e as 12:00 de  segunda-feira para aumentar a "prontidão dos Agentes de Protecção Civil  e entidades integrantes do Sistema Integrado de Operações de Protecção e  Socorro". 
À população, a autoridade aconselha desobstrução dos sistemas de escoamento  das águas das chuvas, condução especialmente atenta, não atravessamento  de zonas inundadas, fixação adequada de estruturas soltas e evitar atividades  relacionadas com o mar. 
LUSA

ÚLTIMA HORA - TODO PAÍS EM AVISO LARANJA

AVISOS DEVEM-SE Á CHUVA E VENTOS FORTE QUE DEVERÃO ATINGIR PORTUGAL A PARTIR DAS 15 HORAS DE AMANHÃ, PROGREDINDO DO LITORAL PARA O INTERIOR!
ÍNDICE DE STRESS METROLÓGICO 
IM

Instabilidade também no distrito Évora

PRECIPITAÇÃO PREVISTA PARA SEGUNDA-FEIRA

Podem acumular-se em 6 horas 50mm

Distrito de Setúbal já esta a ser atingido pela instabilidade

Já chove perto de Alvalade do Sado

Já chove no sotavento algarvio!

QUE BELO MAPA

Precipitação prevista para Portugal

No Alentejo podem acumular-se 35mm em 6 horas

A atmosfera começa e "instabilizar-se"

PORTUGAL PINTADO DE AMARELO E LARANJA

A partir de amanhã às 15H Portugal vai estar em aviso Amarelo e Laranja devido á chuva forte acompanhada de trovoadas e também devido ao vento forte e à agitação marítima! 
Céu limpo
Temperaturas. máx - 31ºC, min - 14ºC

Precipitação prevista para a manhã de segunda-feira em Serpa

Impressionante a chuva prevista para Viana do Castelo

Viana do Castelo pode acumular em apenas uma semana quase 150mm