Pages

domingo, 10 de julho de 2011

Céu limpo
Temperaturas: máx - 32,5ºC , min - 17,1ºC
ELE ESTÁ DE VOLTA
A PARTIR DE QUINTA:
Temperaturas prevista para a próxima semana em Serpa.
As últimas previsões indicam 40,2ºC no próximo domingo, se assim for pudemos chegar aos 42ºC!
VAMOS CONTINUAR A ACOMPANHAR  AS PREVISÕES!

Aqui ficam as temperaturas registadas esta semana em Serpa!

Segundo as últimas previsões no próximo fim-de-semana as temperatura podem chegar aos 40ºC no Alentejo!
Depois de vários dias com temperatura na ordem dos 30ºC e sem se terem atingido os 40ºC em Serpa este ano, acha que o Alentejo vai chegar aos 40ºC no próximo Sábado/Domingo?

VOTE JÁ NA SONDAGEM QUE SE ENCONTRA NA BARRA LATERAL!

AS DIFERENÇAS ENTRE JULHO 2010 E 2011
VEJA A NOTÍCIA DE JULHO 2010 :

Coruche atinge os 42º

Entrevista a Teresa Abrantes

"Temperatura tão alta à noite quanto a máxima durante o dia"

por RITA CARVALHO






Teresa Abrantes, meteorologista da Instituto de Meteorologia.


As temperaturas de 40 graus são normais para esta altura do ano?

Não é uma situação normal, pois as temperaturas em Julho costumam ser mais baixas. Por exemplo, em Lisboa, a média da temperatura máxima é de 27 graus, e, ontem, na Amareleja, em Alcácer do Sal e em Coruche passou dos 42 graus. Contudo, também não se pode dizer que é uma situação excepcional, pois já aconteceu noutros anos, por exemplo, em 2003, quando a Amareleja atingiu 47,4 graus.



Nisto do tempo, as pessoas tendem a ter a memória fraca...
Quando vivemos dias como estes, temos tendência para achar que são sempre os mais quentes. Mas para confirmar estas informações, temos de consultar os arquivos se para ver se os valores são ou não normais.
O calor vai continuar?
Sim. Mas na quinta-feira a temperatura já começa a baixar.
Pode considerar-se, então, que estamos perante uma onda de calor?
Tecnicamente não estamos em onda de calor, pois são necessários cinco dias seguidos com temperaturas de cinco graus acima da média. Mas o cidadão comum tem a sensação de que é uma onda de calor, porque a temperatura está muito elevada para esta época do ano. Por exemplo, no domingo à noite, em Portalegre e em Castelo Branco, a temperatura foi tão alta quanto a máxima que, em média, se regista durante o dia nesta altura do ano.
Vamos ter um Verão sempre assim, tão quente?
Neste momento, não temos dados que nos permitam dizer isso. Há muitos cenários, e as várias previsões apontam situações diferentes que não são conclusivas.
As previsões das alterações climáticas para o nosso país apontam para a existência de mais ondas de calor e de mais dias muito quentes. É a isso que já estamos a assistir?
Não podemos dizer com segurança que tal se deve às alterações climáticas, pois estes fenómenos fazem parte da variabilidade do clima, e acontecem tal como no passado já aconteceram.
Apesar dos avisos da meteorologia, as pessoas continuam a ir parar às urgências dos hospitais com problemas devido ao calor. O sistema ainda não é 100% eficaz?
O sistema de avisos e de alertas tem evoluído muito nos últimos tempos devido à coordenação entre as várias entidades. Através da Internet e da comunicação social são difundidos os avisos meteorológicos, devendo a população, as autoridades de saúde e a Protecção Civil depois tomar as devidas precauções. Mas, se calhar, a informação ainda não chega às pessoas mais vulneráveis, como são, por exemplo, os idosos.
in Diário de Notícias Portugal

A ausência da chuva....

Há 1 mês e 5 dias que não chove em Serpa!
Que saudades de chuva..................
AINDA HOJE:

A SEMANA EM NÚMEROS (REFORMULADO)
ANTEVISÃO
SONDAGEM ESPECIAL "40ºC SERÁ"?
Sismo de 7.0 volta a assustar o Japão

Alerta de tsunami foi entretanto retirado 

Um forte sismo de 7.0 graus na escala de Richter abalou este domingo a costa nordeste japonesa, levando as autoridades a lançarem um alerta de tsunami nas províncias de Miyagi, Iwate e Fukushima. O alerta foi entretanto retirado. 

Segundo a Reuters, não há até agora danos ou vítimas a registar, nem há sinais da central nuclear de Fukushima ter sido afectada.

O abalo foi registado, segundo o Serviço Geológico dos EUA, a 18 quilómetros de profundidade, na mesma zona do sismo seguido de tsunami do dia 11 de Março.

As primeiras ondas em consequência do terramoto de 7.0 atingiram a costa com a subida do nível da água em dez centímetros, revelou a estação televisiva NHK.

De acordo com a agência meteorológica japonesa, as ondas poderiam atingir os 50 centímetros, mas não foi detectada qualquer alteração acima dos 10 centímetros.

Por precaução, foram retiradas para zonas mais elevadas as populações que estavam junto ao mar ou foz dos rios.

TVI24.PT
HOJE:
ESPECIAL 40ºC NO PRÓXIMO FIM-DE-SEMANA
Céu pouco nublado, temporariamente muito nublado durante a manhã.
Temperaturas: máx - 32ºC, min - 17ºC