Pages

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011


Céu muito nublado com abertas
Chuva forte e acompanhada de trovoadas no início da manhã, passando a regime de aguaceiros pouco frequentes 
Temperaturas: máx - 14,5ºC , min - 7ºC
Precipitação acumulada - 10,5mm


Mau tempo provoca um morto no Porto e estragos no resto do país 

Um homem de 72 anos, de Rio Tinto (Gondomar), morreu ao início da tarde quando a viatura em que seguia foi atingida pela queda de uma árvore, provocada pelo mau tempo que tem feito estragos em todo o país. 
 
O acidente ocorreu pelas 14h15, na altura em que o ligeiro de mercadorias deixava a Rua de Ezequiel de Campos para entrar na Rua Delfim Ferreira, na zona industrial do Porto. Foi nesse instante que a árvore terá tombado sobre o veículo, apanhando o condutor.

O início da tarde no Porto foi marcado por muito vento e chuva. Segundo alguns moradores disseram ao PÚBLICO, as árvores naquele local estariam “podres” e o seu estado teria sido já alvo de algumas queixas à Câmara do Porto.

A vítima ainda estaria viva quando o INEM chegou ao local do acidente, mas viria a morrer momentos depois. O trânsito naquela artéria esteve cortado até perto das 16h00.

O mau tempo que se fez sentir durante a madrugada, com chuva, vento forte e trovoadas, fez estragos em várias regiões do país e provocou ainda dois feridos ligeiros em Alcácer do Sal.

Eram 6h30 quando um raio atingiu duas casas localizadas na Herdade de Vale Matança, em Alcácer do Sal, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal. O acidente fez dois feridos ligeiros e estragos nas duas habitações.

Também a Sul, nas localidades de Landeira e de São Nicolau, em Vendas Novas, a tempestade arrancou árvores e fez estragos nos telhados de algumas casas, apesar de nenhuma delas ter ficado inabitável nem se terem registado feridos.

Noutros pontos do distrito de Évora, os bombeiros registaram, ao início da manhã, a queda de uma dezena de árvores em diferentes concelhos, em consequência do forte vento, acompanhado por chuva e trovoada.

Mais a sul, na zona de Vila Nova de Milfontes, concelho de Odemira, os bombeiros também foram chamados para dois casos de queda de árvores. 

No Algarve, o mau tempo, não só esta madrugada, mas ao longo dos últimos dias, provocou vários acidentes rodoviários. 

As autoridades registaram hoje de manhã a queda de uma estrutura em Olhão e a queda de uma árvore e um deslizamento de terras em Silves. Em Albufeira foi o desmoronamento de um muro e em Faro a queda de cabos eléctricos que levaram à intervenção das operações de socorro.

Já na região Centro, nas Caldas da Rainha, também houve registo de chuva e vento fortes, com queda de árvores e postes de iluminação. Os bombeiros foram ainda chamados a retirar da via pública painéis publicitários caídos, um deles na Estrada da Foz (que liga Caldas da Rainha à Foz do Arelho). E já esta manhã retiraram outros painéis de uma das entradas da cidade.

No Norte do país foi a neve que condicionou a vida em Bragança com os transportes a terem dificuldade de circulação de manhã. As escolas foram encerradas.

Depois do alerta amarelo, a Autoridade Nacional de Protecção Civil subiu o alerta para laranja nos distritos de Faro, Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal e Viana do Castelo, até às 15h00 horas de quinta-feira, devido à agitação marítima

in publico.pt
COMO ESTÁ O TEMPO NA VOSSA TERRA?

ALCÁCER DO SAL

Queda de raio atinge duas casas e faz dois feridos

por LusaHoje

Duas casas danificadas e dois feridos ligeiros foi o resultado da queda de um raio durante um temporal que fustigou hoje de madrugada a zona de Alcácer do Sal, disse à Lusa fonte dos bombeiros.

 O alerta foi dado cerca das 06:30, quando um raio atingiu duas habitações localizadas na Herdade de Vale Matança, indicou a fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal.
Os dois feridos ligeiros foram transportados pelos bombeiros para o Serviço de Urgência Básico (SUB) de Alcácer do Sal.
A queda do raio causou estragos nas duas casas.
FONTE: DN


________________________________

MAU TEMPO

Alerta vermelho na costa motiva recomendações da Marinha

por LusaHoje

Marinha Portuguesa apelou hoje para que as pessoas não se aproximem da costa durante hoje e na quinta-feira, devido à forte agitação marítima, e pediu cuidados redobrados para quem tem actividades no mar.
"As pessoas que têm actividades no mar devem ter cuidados redobrados, as embarcações de pequeno porte devem permanecer nos portos de abrigo e quem está em terra deve manter uma distância de segurança da costa", afirmou o porta-voz da Marinha, comandante Alexandre Santos Fernandes.
"Bem sei que o espectáculo deste fenómeno de rebentação das ondas é bonito, mas as pessoas devem manter-se afastadas e não se colocarem em situações de risco", sublinhou. O comandante Santos Fernandes frisou ainda que estes conselhos deverão ser tidos em conta durante, pelo menos, as próximas 72 horas, sendo que se prevê uma maior adversidade no mar na quinta-feira.
Na segunda-feira, duas jovens desapareceram na Madeira depois de terem sido atingidas por uma onda quando observavam a agitação marítima. Durante as operações de busca, um socorrista morreu na terça-feira. O Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje a costa ocidental sob aviso vermelho, o mais grave da sua escala, devido à previsão de ondas de noroeste que poderão atingir dez metros. O aviso vermelho do IM representa uma "situação meteorológica de risco extremo" e foi accionado às 05:00 de hoje, sendo válido até às 15:00 de quinta-feira.
Para hoje, o IM prevê que a costa ocidental seja afectada por "ondas de noroeste com 5 a 7 metros, aumentando para 7 a 10 metros". Na costa sul, haverá "ondas de sudoeste com 1,5 a 2,5 metros, aumentando para 2 a 4 metros", segundo informação disponibilizada no respectivo "site".                    
FONTE:  DN
AMANHà
SOBRE PRECIPITAÇÃO ACUMULADA NO DIA DE HOJE

Céu geralmente muito nublado
Períodos de chuva por vezes forte 
Condições favoráveis á ocorrência de trovoadas e queda de granizo.
Temperaturas: máx - 14ºC , min - 7ºC