Pages

domingo, 11 de março de 2012

Temperaturas sobem ainda mais a partir de quarta-feira

Praia de Carcavelos, neste domingo à hora de almoço,
foto de Rui Gaudêncio
 
 Quem confundia as temperaturas deste final de Inverno com uma Primavera agradável ou até com um Verão muito antecipado talvez fique ainda mais baralhado a partir da próxima quarta-feira. O Instituto de Meteorologia prevê uma subida de dois a quatro graus das temperaturas máximas para as regiões Norte e Centro do país. O que significa que a meio da semana as temperaturas poderão chegar perto dos 30 graus em algumas zonas do país.



Neste domingo, Alvega (25,9º C), Setúbal e Tomar (25,6º), Monção e Alcácer do Sal (25,4º) foram os locais mais quentes, com temperaturas a rondar os 25 graus. Na zona de Lisboa, onde o mercúrio subiu até aos 23,4 graus centígrados, houve muita gente a aproveitar as temperaturas mais altas do que o costume para o mês de Março para dar um pulo até à praia. Em Carcavelos, por exemplo, o areal apresentava um número de pessoas pouco habitual para uma época de Inverno.

A meteorologista Maria João Frade disse ao PÚBLICO que é de esperar um aumento da temperatura máxima “de dois a quatro graus” a partir do meio desta semana. A amplitude de temperaturas (diferença entre a mínima e a máxima) deverá assim crescer, porque nas mínimas não deverá haver alterações. E chuva? “Nem vê-la”, acrescenta a mesma meteorologista.

O tempo vai assim continuar seco e relativamente quente, no território continental, com o Algarve e o Nordeste transmontano a serem as excepções. Neste domingo, a máxima em Faro foi de 17,6 graus, menos oito graus que Monção (25,6), por exemplo, na outra ponta do país.

Com este cenário, pode-se esperar um agravamento da situação de seca.

PUBLICO

Sem comentários:

Enviar um comentário