Pages

terça-feira, 12 de março de 2013

ENTREVISTA EXCLUSIVA A ALBERT MARTÍNEZ - em português

Quando é que começou o interesse pela meteorologia?

Ufa! Era muito pequeno! Eu sou de uma aldeia rodeada por campos, chamada Miralcamp, na planície Urgell (Lleida). O tempo e o campo estão intimamente relacionados. Quando eu era pequeno gostava muito de subir à colina e ver a nuvens, descobrir quais as que deixavam chuva ou não e fascinavam-me as trovoadas!
Além disso também tinha um quadro negro pequeno onde eu gostava de desenhar o mapa do tempo e depois mostrava a previsão aos meus pais!

O que o fascina em meteorologia?

Os seus contrastes. A Sua força. Eu gosto de dias com uma espessa neblina que não te deixa ver além do teu nariz, chuva e vento também! Eu gosto de dias de sol no meio do campo e ver como vão crescendo nuvens fruto do calor acumulado e construindo esses enormes castelos no céu que depois provocam trovoadas e nos refrescam o ambiente.

Desde quando é que apresenta o “El Tiempo na TVE”?

Eu vim para Madrid a 1 de Janeiro de 2009. Comecei a trabalhar a 2 de Janeiro de 2009. Na televisão a minha primeira intervenção foi no Telediário América que vai para o ar entre as 2he as 5h da madrugada no canal 24 horas para o canal internacional. Isso foi em meados de Março de 2009.

O que faz do programa “El Tiempo en TVE” um dos mais assistidos?

Em Espanha, são todos "viciados em tempo." O tempo afecta-nos a todos mas não a todos da mesma maneira. É um tema comum, mas está mais do que confirmado, que é o tema a que mais se recorre no elevador ou na caixa do supermercado. Nós todos gostamos de saber o que o tempo vai fazer amanhã na nossa cidade, na Europa ou no mundo, os fenómenos extremos ... e assistir ao programa El Tiempo resolve esta duvidas.

Gosta mais de apresentar o tempo quando prevê chuva ou sol?

É igual. Depois de um longo fim de semana com chuva contínua em toda a Península e mesmo nas Canarias veio uma semana de neve em qualquer cota ... Depois de tantos dias e que tu mais queres é apresentar um mapa de sol, sol e mais sol. Mas eu tenho que admitir que quando temos duas ou três semanas de sol e sol ...  já queres novamente qualquer depressão que refresque o ambiente.

Prefere o calor ou o frio?

Eu gosto do frio. Eu sou do interior. Quando estás com frio agasalhas-te bem e é fácil aquecer, porém quando está calor e se está muita humidade que aumenta a sensação térmica, por muita roupa que tires continuas com calor!

Qual foi o fenómeno climático mais extremo que já viu?

Eu vi tempestades de vento e pedras de granizo excepcionais que atingiram o tamanho de bolas de tênis. Mas, talvez, na minha própria pele há alguns meses atrás viajando ao redor de Oklahoma (EUA) presenciei a formação de um conjunto de células que deixaram cortinas de precipitação tão espessas que era impossível circular! Além disso formaram-se dois tornados que não chegaram a tocar terra, não conseguir vê-los mas estive a muito poucos quilómetros!

Acha que Portugal e Espanha são os países da Europa com maior influência anticiclónica?

É difícil responder a esta pergunta. Por um lado, a península está directamente exposta à chegada de tempestades do Atlântico e anticiclones. O anticiclone dos Açores é, talvez, o mais conhecido de todos e sua influência chega-nos muitas vezes. Na Europa Central também se formam potentes anticiclones que se intensificam no Inverno, por exemplo, devido ás baixas temperaturas. Por outro lado, se considerarmos a circulação geral, as tempestades tendem a circular em latitudes mais altas (aproximadamente nas Ilhas Britânicas), de modo a que muitas vezes não chegam até nós.

Em Portugal, a região mais quente do país é o Alentejo que tem muitas semelhanças com a Andaluzia. Já visitou o Alentejo?

Sim! Já visitei o Alentejo e o Algarve, quando estava fazendo uma licenciatura em Geografia da Universidade de Barcelona. Eu fiz um trabalho de campo com uns colegas e durante um par de semanas, percorremos o sul de Portugal numa caravana para estudar o povoamento , a geografia física da área e a fronteira "natural" entre os dois países. Fiquei fascinado! Tenho vontade de voltar.

Muito Obrigado

Sem comentários:

Enviar um comentário