Pages

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Há mais um satélite que vai cair na Terra


O satélite alemão ROSAT deverá cair na Terra, entre dia 20 e 25 de outubro, mais cedo que o previsto. O telescópio de raios X desativado pesa 2,4 toneladas e tem uma probabilidade de um para dois mil de atingir uma pessoa.




Depois do satélite da NASA, UARS, que caiu no Oceano Pacífico, é a vez do ROSAT estar prestes a cair na Terra.

O satélite alemão pesa cerca de duas toneladas e meia, tem o tamanho aproximado de um automóvel e está a deslocar-se a uma velocidade de 28 mil quilómetros por hora.
Segundo a Agência Espacial Alemã (DLR), mais de 30 peças soltas, com um peso total de 1,6 toneladas, podem atingir a superfície do planeta.
O impacto do ROSAT na Terra estava previsto para final de outubro, início de novembro, mas a DLR adiantou que a atividade solar se intensificou e está a acelerar a queda do satélite.
A radiação solar mais intensa aquece a alta atmosfera e faz com que se expanda. Assim, aumenta o atrito com o satélite, fazendo com que ele caia mais rápido.
O ROSAT foi lançado em 1990 e atingiu o fim da vida útil em 1999, aquando da sua última missão.
A probabilidade de que os destroços atinjam alguém na Terra é de um em dois mil.
Segundo a DLR, se isso acontecer, os Estados Unidos Unidos, que lançaram o satélite, o Reino Unido, onde ele foi fabricado, e a Alemanha, responsável pela operação, deverão assumir as responsabilidades

TVNET

Sem comentários:

Enviar um comentário