Pages

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ÚLTIMA HORA - TORNADO AÇORES

Ventos fortes destruíram parcialmente telhados de duas dezenas de casas em S. Miguel, nos Açores


"O mini tornado ocorreu cerca das 12:40 (13:40 em Lisboa), com ventos  fortes e localizados que levantaram algumas telhas em cerca de 20 moradias",  afirmou Emanuel Sousa, comandante dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada,  em declarações à Lusa, acrescentando que o mau tempo não provocou danos  pessoais. 
Patrícia Navarro, do Instituto de Meteorologia, admitiu à Lusa que pode  ter ocorrido naquela zona da ilha de S. Miguel um tornado, mas frisou que  a situação ainda está a ser analisada. 
"Há uma depressão que está a afetar os grupos Central e Oriental e,  nestas linhas de instabilidade, formam-se núvens de grande desenvolvimento  vertical, que dão origem a fenómenos que podem ser tornados ou outros",  afirmou a meteorologista. 
Emanuel Sousa referiu que os bombeiros desobstruíram as vias de circulação,  tendo-se deslocado também para as duas freguesias elementos do Serviço Municipal  de Protecção Civil e da Direção Regional da Habitação para avaliar os estragos  e decidir se há necessidade de realojar alguma família. 
O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores alertou  hoje para um agravamento do estado do tempo nas nove ilhas dos Açores até  ao meio dia de terça-feira, com previsão de ocorrência de trovoadas, ventos  fortes e chuva. 
No Grupo Oriental (S. Miguel e Santa Maria), as previsões apontam para  chuva forte, trovoadas e vento com rajadas que podem atingir 85 quilómetros  por hora. 
Nas ilhas do Grupo Central (Terceira, Graciosa, Pico, S. Jorge e Faial)  e do Grupo Ocidental (Flores e Corvo), as previsões apontam também para  precipitação forte e trovoadas. 
Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário