Portugal Continental vai estar em alerta amarelo entre as 06:00 e as 21:00 de quarta-feira, prevendo-se a ocorrência de precipitação e vento forte, anunciou hoje a Proteção Civil.
As condições meteorológicas, decorrentes da passagem de um sistema frontal bastante ativo, deverão ainda causar agitação marítima, refere um comunicado da Proteção Civil que acrescenta que aquelas condições atmosféricas devem sentir-se com mais intensidade no norte do país durante a manhã enquanto durante a tarde e princípio da noite se farão sentir no centro e sul.
As condições atmosféricas são favoráveis a piso escorregadio nas estradas, com formação de lençóis de água, cheias rápidas em meio urbano por acumulação de águas pluviais ou insuficiência dos sistemas de drenagem, danos em estruturas montadas ou suspensas, acidentes na orla marítima, transbordo de linhas de água e inundações de estruturas urbanas subterrâneas.
Por isso, e como medidas de prevenção, a Proteção Civil aconselha os cidadãos a desobstruírem os sistemas de escoamento de águas pluviais, a não atravessarem zonas inundadas, a redobrarem os cuidados na condução, a fixarem de forma adequada estruturas soltas ou suspensas e a evitarem atividades ligadas ao mar.
Pede ainda à população que acompanhe as informações do Instituto de Meteorologia, da Proteção Civil e das forças de segurança.
Fonte: Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário